Últimas indefectivações

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Vermelhão: Galo saboroso...

Gil Vicente 0 - 1 Benfica


Finalmente, três pontos! Já tínhamos saudades!!! E nesta altura, a única coisa que interessa, são mesmo os 3 pontos!!! Tudo o resto é relativo!!!

As novidades começaram antes do jogo começar, com a entrada do Samaris, no onze, com uma clara alteração táctica. O Chiquinho em alguns jogos, já tinha jogado mais como 3.º homem do meio-campo, do que como 2.º avançado, mas hoje não houve nuances, jogámos mesmo num 433... Pessoalmente, prefiro o 442, acho que o Benfica tem que jogar com 2 avançados, 'quase' sempre, mas a existência de um plano B, é desejável!!! E hoje resultou, mesmo com muitas rotinas perras, por várias razões:
- a equipa tem sido muito permeável nas transições defensivas, exigia-se mais cobertura no meio-campo;
- a equipa está cansada, os jogos sucedem-se duas vezes por semana, contra adversários que têm tido 8 a 10 dias para preparar os nossos jogos...;
- o 442 exige muito fisicamente, dos médios centros, mas também dos Alas, hoje, o Pizzi teve nas suas 'sete quintas' quase 'sem' responsabilidades defensivas...;
- o Weigl está mais 'rodado' em 433...;
- com o Samaris no onze, ganhamos poder físico nos duelos, sem o Gabriel a equipa fica muito macia...;
- a liberdade dada ao Pizzi e ao Rafa...
Agora, este 'esquema' resultou hoje, mas por exemplo, na próxima segunda-feira, na Luz, com o Moreirense, duvido que seja 'suficiente'!!!
Entrámos bem na partida, com bola, e 'tapando' as tentativas do Gil de sair para o contra-ataque, a sua principal arma... Quando o golo apareceu, já 'cheirava' a golo...!!!
Nos minutos seguintes, cometemos alguns erros na 1.ª fase de construção - passes errados -, e permitimos alguns contra-ataques rápidos ao Gil... que nas bolas paradas - cantos e livres laterais -, criou algum perigo, principalmente em '2.ªs bolas'!!!
Mas no último quarto de hora, voltámos a dominar... e devíamos ter marcado!!! Aliás marcámos, mas em mais uma interpretação enviesada das regras, anularam-nos o golo!!!
Voltámos a entrar bem no 2.º tempo, mas desta vez o Vinícius não marcou... e quando o Taarabt 'acertou' na barra, o jogo ficou perigoso:
- entre ir à procura do 2.º golo, e gerir a vantagem mínima, acabámos pela 'gestão', que tem corrido tão mal em vários jogos... Mas apesar dos sustos, com o Ody a resolver normalmente nas tais '2.ºs bolas', apesar do cansaço nas pernas, até conseguimos gerir com alguma competência nos últimos minutos...

Estaticamente o Odysseas deverá ser o MVP, pois efectuou várias defesas vistosas, quando o Gil aproveitou alguns dos nossos erros individuais, ou 'ressaltos', mas para mim, os jogadores mais endiabrados foram o Taarabt e desta vez o Pizzi, que com muita liberdade posicional, pareceu que ganhou uma 'vida nova'!!!
O 'infeliz' da noite, foi o Tomás Tavares: o puto tem feito bons jogos, mas hoje fez um passe suicida, e perdeu demasiados duelos...
O golo anulado ao Vinícius é mais um absurdo, que amanhã será branqueado pelos avençados!!!
O facto do Vinícius estar numa primeira fase em fora-de-jogo é indiferente, pois a bola é 'cortada', sem influência do Vinigol e depois é o próprio jogador do Gil que faz a 'assistência'!!! Se a definição de 'influência' pode ser subjectiva, o facto do Gil ter tido a bola, não é subjectivo, o cabeceamento do jogador do Gil sem nenhum jogador do Benfica, por perto é claramente 'posse de bola'...
Aliás, no 'primeiro' golo do Vinícius, aquele que foi validado, o Taarabt também está fora-de-jogo no momento em que o livre é batido, no entanto o lance é legal...!!!

Após esta série negra, sem vitórias, era fundamental regressar às vitórias, matematicamente e motivacionalmente, para os jogadores e também para nós, adeptos... Além disso, era preciso dar uma mensagens para fora, que não será o Benfica a auto-destruir-se...!!!
Os críticos continuarão a dizer que a equipa não convenceu, que o adversário era fraco, mas isso é completamente irrelevante neste momento! Os nossos adversários até ao final do Campeonato, serão de um nível 'parecido' com o Gil. Fomos a segunda equipa a ganhar em Barcelos nesta época, e além de dois empates a zero, esta foi a 3.ª vez que o Gil ficou em 'branco'! Tudo isto na ressaca da nossa pior fase da época, com um jogo na Ucrânia na última Quinta, com duas viagens de avião pelo meio... a caminho de mais um jogo, nas próximas 72 horas!!!
Aquilo que mais me preocupa neste momento, é mesmo as condições físicas do Vinícius e do Samaris, que foram substituídos com queixas! Não me pareceu 'grave', mas nunca se sabe... O Vinigol neste momento é fundamental, depois do André, depois do Chiquinho, depois do Rafa, e agora do Gabriel será demasiado azar ficar sem sem mais um titular na fase decisiva da época!

Já agora, estou 'curioso' para perceber como este 1-0 a favor do Benfica, será tratado de forma diferente do 1-0 de ontem, com os Corruptos, em casa, contra a 'sua' equipa B, uma das piores da Liga, que mudou de treinador recentemente...!!!

2 comentários:

  1. Apintagem vergonhosa; levámos cacetada de meia-noite e só levaram 1 amarelo aos 85 minutos! Eles caíam, simulavam faltas, vezes sem conta, quase sempre com o apintadeiro a assinalar...

    O golo anulado foi apenas a cerveja no cimo do bolo.

    Fundamental, a entrada do Samaris; vamos ter o jogo-da-mala de volta até ao fim e com ele a caceteirice do costume; é muito importante entrar duro sem fazer falta para evitar o "fartar vilanagem" que os apintadeiros permitem... eles têm de ter medo de se aleijarem quando entram duro...

    ResponderEliminar
  2. O Benfica não pode deixar cair a exigência de árbitros estrangeiros!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!