Últimas indefectivações

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Vermelhão: Falta de hábito!!!

Benfica 3 - 2 Paços de Ferreira


Pode até parecer estranho, mas já não estávamos nada habituados a chegar aos últimos minutos, a sofrer, a gerir uma complicadíssima vantagem mínima!!! Mal habituados?! Nem por isso... Os jogos 'apertados' esses sim, eram um mau habito!

O Paços jogou desfalcado, mas já sabíamos que iam ser 'reforçados' pelo Soares Dias... Defendo, que as equipas do César Peixoto, são bem treinadas, normalmente tem os processos bem definidos, e gostam de ter a bola no pé. São muitas vezes surpreendidas, no 'contra', quando jogam contra equipas que jogam no erro... Mas o Benfica, claramente, não é uma equipa de ficar ´à espera'!!! Tudo isto somado, deu num jogo complicado, a que se somou quatro factores:
- alguma descompressão inicial do Benfica (a qualificação Europeia e os resultados 'largos', podem começar a deixar a ilusão das facilidades);
- fisicamente, pareceu-me ver os primeiros sinais de cansaço (foi o jogo com menos tempo de recuperação, neste início de temporada);
- grande eficácia do Paços (2 golos em 3 oportunidades), ao contrário da 'nossa', falhámos algumas oportunidades ridículas!
- aproximação do fim do mercado: com o Weigl a ser negociado, e com o Aursnes impedido de jogar, ficámos sem soluções alternativas no meio-campo... E os potenciais reforços de última hora, antes do fecho da janela, ainda não chegaram (e não sabemos se chegarão)!

Um outro factor, que deverá ser analisado, será a 'coincidência' dos 5 defesas: com o Casa Pia, já demonstrámos dificuldades em atacar contra uma Linha de 5, e hoje voltámos a ter problemas! E se em Leiria a relva não ajudava à circulação de bola, hoje, na Luz, a falha de eficácia no passe, pareceu-me mais desconcentração...

O jogo começou embrulhado, mas mesmo assim tivemos algumas oportunidades: o Gonçalo por exemplo falhou o desvio a mais um excelente cruzamento do Bah (além do golo anulado ao Nico), mas a melhor oportunidade foi do Paços, com a nossa Linha defensiva a ser ultrapassada... e com o Grimaldo a 'safar'!!!

Mas nos últimos minutos da 1.ª parte: numa ressaca, num Canto, e com o desvio, 'meio' chouriço, ficámos a perder... E sem estarmos a jogar bem, também merecíamos estar a perder!
Reagíamos rápido, o Neres que hoje decidiu muitas vezes mal, com a ajuda do 'portero' adversário empatou... E logo, a seguir, o milagre do Ano: Soares Dias marca penalty a favor do Benfica!!! E o intervalo, acabou por ter um sabor mais agradável!!!

Entrámos no 2.º tempo, claramente com intenção de 'matar' o jogo, e acabámos por fazer o 3-1 naturalmente... E só faltou o 4-1, e exactamente nesta altura que desperdiçamos as mais escandalosas oportunidades! Todos os nossos ponta-de-lanças entraram em modo: Pringle!!!

E quando fazemos as substituições, num contra-ataque, após uma excelente oportunidade, mal decidida pelo Grimaldo, acabamos por sofrer o 3-2, em que o Paços tenha feito nada para o merecer!!!

Ainda não tínhamos tido uma situação destas, basicamente 15 minutos, para gerir uma vantagem mínima, e fiquei preocupado, pelo lirismo de algumas situações: por exemplo, o Canto ao minuto 93, tem que ser marcado de forma curta, para queimar tempo, junto da bandeirola!!! Estou-me marimbando para o 'espírito do jogo', tínhamos que perder tempo, com bola, em locais 'mortos'... e por aquilo que percebi, foi o Roger que deu ordem para marcar o Canto para a área!

MVP o João Mário, justíssimo, Tino o melhor no meio-campo... Rafa a espaços! Grimaldo bem...
Otamendi com grandes 'cortes' e quase sempre a perder em velocidade...

Independentemente das boas decisões nos foras-de-jogo, e no penalty, arbitragem nojenta! A atitude com Porko, com os jogadores do Benfica, foi vergonhosa: constantemente a provocar, constantemente a intimidar...

Só 72 horas para o próximo jogo, novamente! O Vizela, teoricamente será mais complicado, e o cansaço acumulado, provavelmente, será maior! Ainda mais importante decidir o jogo 'cedo', para poder gerir o resultado e esforço nos últimos minutos, como fizemos nos jogos anteriores... Temo, que com o resultado em 'aberto', nos minutos finais, com o Vizela, poderemos ter um dissabor!


3 comentários:

  1. Como é a cotovelada no Grimaldo aos 6- seis minutos- passa em claro?
    Ficávamos contra 10 aos 6 minutos!

    ResponderEliminar
  2. Este penalty duvidoso marcado pelo Soares dias, foi apenas uma "chave" para abrir a porta a futuros jogos do Benfica e aí sim poder prejudicar o glorioso sempre com o antecedente de já ter "beneficiado". Uma manhã já com muitos anos.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!