Últimas indefectivações

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Uma questão de altruísmo

"A Liga prepara-se para, em Maio, apresentar em Assembleia Geral propostas que pretendem agravar as penas por comportamento indevido dos agentes do futebol, em especial dos dirigentes, que em caso de infracção disciplinar podem começar a prejudicar os seus clubes com perda de pontos. Essa será, aliás, também a ideia da Federação Portuguesa de Futebol, que embora sem especificar já fez saber que pretende ver as sanções agravadas neste tipo de ilícitos disciplinares. Numa altura em que já todos perceberam ser o muito que se fala fora das quatro linhas - onde esta época em especial parece ter valido tudo - um dos principais problemas do futebol português, a ideia parece fazer sentido.
É radical? Talvez. Mas já todos percebemos que não vamos lá com multas ou com suspensões temporárias, sejam de 10, 30, 100 ou 200 dias. Talvez seja preciso deixar de ser só o próprio prevaricador o punido e passar a tocar onde deve doer mais: no clube que representa. Vai, de certeza, fazer não só com que pensam duas vezes antes de falar. Vai também fazer com que os adeptos, que agora os defendem e até olham como eternos perseguidos por um sistema difuso, os passem a ver com outros olhos. Seja a perder pontos ou da outra forma qualquer, certo é que é preciso ir mais fundo.
Claro que a aprovação destas medidas passará pelos próprios clubes. Talvez por isso existam tantas dúvidas sobre se irão mesmo para a frente. Mas os dirigentes, que apregoam ser defensores zelosos do futebol, têm uma boa oportunidade de mostrar que conseguem ver para lá dos seus próprios umbigos. Mais do que coragem, é preciso altruísmo."

Ricardo Quaresma, in A Bola

PS: O Tugão de vez em quando produz ideias fabulosas!!! Penalizar com pontos, as equipas, devido a declarações de dirigentes, treinadores ou jogadores, é mais uma extraordinária ideia... que na prática, será uma desgraça!!!!!!!!
A penalização desportiva, por algo, que não tem nada a ver com o jogo, é ridículo... E com o ambiente extra-futebol do Tugão, com o jogo de bastidores, com toda a coacção, com a demora em tomar decisões, e as estratégias de desinformação que proliferam por aqui, estaríamos a criar um 'novo' campeonato: o campeonato dos processos!!!!
E já agora, com um regulamento destes, o Benfica iria descer de Divisão... basta recordar os castigos ao Vieira e ao Vitória esta ano, comparados com todas as outras declarações, de todos os outros agentes desportivos!!!

4 comentários:

  1. Mas capas dos jornais vem a dizer que a proposta partiu do Benfica.

    Também não confio na (in)justiça tuga para aplaudir esta medida. Espero bem que a lei seja clara para não se tornar uma armadilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica pede sanções mais pesadas.
      Uma coisa são multas 'grandes', outro coisa é a penalização com pontos.

      As multas deviam ser proporcionais aos ordenados... seria a medida mais justa, em relação aos treinadores e jogadores.
      Em relação aos presidentes, é mais complicado, mas a suspensão é inútil...

      Agora, 'controlar' aquilo que as máquinas de propaganda vão debitando, através de terceiros é praticamente impossível...

      Abraços

      Eliminar
  2. «E já agora, com um regulamento destes, o Benfica iria descer de Divisão... basta recordar os castigos ao Vieira e ao Vitória esta ano, comparados com todas as outras declarações, de todos os outros agentes desportivos!!!» E com isto contradizes auqela coisa da demora em tomar decisões. Parece-me que com este novo regulamento algumas decisões seriam tomadas em tempo record!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, faziam reuniões do CD de madrugada, e na manhã seguinte, já haveria decisão... estilo o castigo ao Rui Vitória!!!

      Abraços

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!