Últimas indefectivações

sábado, 23 de maio de 2020

5 ex-jogadores do SL Benfica que só brilharam fora da Luz

"Quando o mercado de transferências abre, as equipas procuram adquirir reforços para melhorar a qualidade dos seus plantéis.
Ainda assim, nem todos os jogadores contratados se conseguem afirmar num novo clube, sendo por vezes considerados flops. Há ainda aqueles que são diamantes em bruto na formação, mas não são lapidados para a equipa principal.
Bem, no artigo de hoje vou falar de cinco jogadores que tiveram uma passagem apagada pela Luz, mas que acabaram por brilhar, uns mais que outros, noutro clube.
Uns foram autênticos flops em Lisboa, outros apenas não tiveram a sua oportunidade, mas todos demonstraram o seu valor no após a sua saída do SL Benfica.

1. Bernardo Silva Bem, sem qualquer dúvida de que este é o caso mais flagrante desta lista no que toca a talento desperdiçado pelo Sport Lisboa e Benfica.
Bernardo Silva foi formado no Caixa Futebol Campus e só teve a oportunidade de jogar pela equipa A dos encarnados por três ocasiões e sempre fora da sua posição.
Bernardo acabou por ser transferido para o AS Mónaco sem a possibilidade de mostrar todo o seu génio na equipa principal do Benfica, mas as boas exibições no clube do principado convenceram o Manchester City FC a pagar 50 milhões de euros pelo passe do internacional português.
Actualmente com 25 anos, Bernardo é um dos melhores jogadores dos “citizens” e, segundo os companheiros de equipa, o “preferido” do treinador, Pep Guardiola.
A verdade é que Bernardo teve um a saída inglória do Benfica, mas tal como já referiu várias vezes, o seu desejo é voltar à Luz e fazer o que ainda não foi feito!

2. Gabriel Barbosa Quem não se lembra de quando surgiu a notícia de que “Gabigol” estaria a caminho do Benfica?
Pois bem, eu lembro-me muito bem e, claro está, depositei muitas esperanças naquele que poderia ter tido muito sucesso nos encarnados.
Chegou a Lisboa emprestado pelo Inter de Milão, mas realizou apenas cinco jogos e marcou um golo. Números muito aquém do esperado.
Após a passagem falhada pelo Benfica, Gabriel Barbosa foi novamente emprestado ao Santos FC, onde marcou 27 golos em 52 jogos, números que convenceram o CR Flamengo a, numa primeira instância, adquirir o jogador a título de empréstimo e depois a pagar cerca de 18 milhões de euros pelo passe do jogador brasileiro.
Com a camisola do Flamengo já disputou 69 jogos e marcou por 54 ocasiões, tenho sido peça-chave para a conquista do campeonato brasileiro e da Taça Libertadores.
Com 23 anos, “Gabigol” é um ídolo no Brasil, mas conseguirá provar o seu valor no velho continente?

3. ManicheQuem é que não conhece Maniche? E sim, efectivamente Maniche esteve no Sport Lisboa e Benfica; aliás, não só esteve, como é formado no Benfica.
Bem, os palmarés do internacional português mete inveja a muitos jogadores por este mundo fora: uma Taça Intercontinental, uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intertoto, duas Ligas portuguesas, duas Taças de Portugal, duas Taças Cândido de Oliveira, uma Liga italiana, uma Liga inglesa e uma FA Community Shield.
Ainda assim, nenhum destes títulos foi conquistado de águia aos peito, mas sim no FC Porto, no Inter de Milão e no Chelsea.
Maniche foi um jogador mal aproveitado pelo Benfica, clube em que realizou toda a sua formação e que acabou por sair para vencer. Não foi um “judas” e muito menos foi um flop, simplesmente não conseguiu consolidar o seu lugar no plantel encarnado e rumou a norte para ser feliz.

4. Luka Jovic Por norma, o Sport Lisboa e Benfica é conhecido por reconhecer talentos mesmo antes destes se comprovarem. Contudo, nem sempre os jogadores conseguem mostrar as suas capacidades e Luka Jovic foi um desses casos.
Ao serviço dos encarnados, Jovic realizou 17 jogos pela equipa B do glorioso, tendo marcado quatro golos, e realizou ainda quatro partidas pela principal formação do Benfica.
Tendo em conta que as exibições do jogador sérvio não convenciam, o avançado foi cedido a título de empréstimo ao Eintracht Frankfurt.
Pois bem, os 36 golos em 75 jogos na Bundesliga convenceram o Real Madrid CF a pagar 60 milhões de euros pelo passe do jogador. O problema surge quando o Eintracht Frankfurt tem a opção de compra de sete milhões e a activa só para conseguir vender o jogador por 60M no dia seguinte.
É caso para dizer que o SL Benfica ficou a ver navios, enquanto o Frankfurt fez 53 milhões de euros do dia para a noite.

5. João Cancelo João Cancelo fez grande parte da sua formação no Sport Lisboa e Benfica e, à semelhança de um jogador que constará mais à frente nesta lista, não teve a sua oportunidade na equipa principal das águias, acabando por ser transferido para o Valência por 15 milhões de euros, mesmo só tendo dois jogos pela equipa A encarnada.
À data estava “tapado” por Maxi Pereira e André Almeida, que eram donos e senhores da lateral direita, e muito por isso se desaproveitou um dos melhores defesas direitos do futebol actual.
A sua polivalência é uma das suas muitas “armas”, tal como a sua velocidade ou a sua capacidade de passe, o que o torna num jogador bastante interessante. Um daqueles que qualquer equipa deseja ter. 
Cancelo está actualmente no Manchester City e leva 24 jogos e um golo na actual temporada."

6 comentários:

  1. Caro Bruno
    Com um pouco mais de rigor poderia referir que o tal "maniche", para além de judas, desempenhou tb o papel de "pesetero". Já o Jovic, embora doa, não deixou o Benfica a arder com 53 M. Terão sido um pouco menos, já que a percentagem com que o Benfica ficou das mais valias garantiu-lhe mais uns cobres ��

    ResponderEliminar
  2. "Não foi um “judas”"????
    Há pessoas que falam de cor, sem sequer conhecer a história. Maniche foi um Judas sim, para além de pesetero, ter assinado contrato com os corruptos quando ainda tinha contrato com o Benfica e na altura ele jogava. Depois, para além disso, cuspiu no prato que comeu, achincalhando o Benfica verbalmente sempre que teve oportunidade no antro corrupto.

    ResponderEliminar
  3. Onde andava o grande talento do Jovic antes desta paragem forcada?

    ResponderEliminar
  4. Tal como no Benfica tem o lugar tapado por outros talentos.

    ResponderEliminar
  5. Por vezes estas listas esquecem-se que nao se podem fazer comparacoes entre o que foi e o que podia ser. Tivesse o Joao Felix surgido na altura em que apareceu o Bernardo Silva e o caminho teria sido o mesmo. Sao decisoes que tem que ver com a politica seguida na altura: nesse tempo criticava-se por nao se apostar na prata da casa agora critica-se porque a aposta na prata da casa ja e demais.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com os comentários sobre o Maniche.
    O tempo não pode apagar as decisões do jogador, contra o Clube que o formou.

    Abraços

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!