Últimas indefectivações

terça-feira, 19 de abril de 2016

O alegre romance dos golos

"O «derby» (e como tem história essa palavra «derby») entre Benfica e Sporting é escrito a golos. Uns mais importantes; outros menos. Mas muitos. Alguns arrastam consigo episódios inesquecíveis...

O romance dos Benfica-Sporting é um romance de golos. De golos, golos e mais golos. Repare-se.
No período curto de um ano e um mês, de 20 de Janeiro de 1946 e 16 de Fevereiro de 1947, em apenas seis jogos marcaram-se 36 golos.
Foi um exemplo. Como outro qualquer.
Mas dentro desse período curto de um ano e um mês, Benfica e Sporting defrontaram-se três vezes para o Campeonato Nacional, marcando 23 golos.
O romance dos golos.
Sporting, 4 - Benfica, 3
Benfica, 7 - Sporting, 2
Sporting, 6 - Benfica, 1
Golos e golos e golos.
Nove-golos-nove: é como o máximo atingido num Benfica-Sporting. Em qualquer um deles, seja para que competição for, mesmo nos amigáveis.
Houve um 5-4 para o Campeonato Nacional, em 1944.
Houve esse dos 7-2, também para o Campeonato Nacional, em 1946.
Houve outro de 5-4, para a Taça de Portugal, em 1952.
Houve o dos 6-3 para o Campeonato Nacional, em 1994.
Foi de golos que se fizeram os Benficas-Sportings e não de infames zero-a-zero.
No jogo dos 6-3, em Alvalade, no dia 14 de Maio de 1994, João Pinto, ainda no Benfica, assinou um dos mais fantásticos hat-trick que se registaram num Benfica-Sporting.
Hat-trick o truque do chapéu.
Parece que era hábito, na Câmara dos Lordes da velha Inglaterra deixar o chapéu no assento para demonstrar a presença na câmara mesmo apesar da ausência.
Era esse o hat-trick.
Os ingleses transpuseram a expressão primeiro para o Cricket, depois para o Futebol.
Hat-trick: de início não era preciso que se tratasse de três golos. Podiam até ser cinco. Ou apenas um, extraordinário, de meio-campo, ou de pontapé de bicicleta. Enfim, um truque do chapéu.
Depois estabeleceu-se que eram três golos num jogo. Assim ficou.

Nomes a letras douradas...
Os Benficas-Sportings não estão cheios de hat-tricks. Pelo contrário. Quem os assinou, merece ter aqui o nome escrito a letras douradas. E palavra de honra que tê-lo-ia, se tal fosse possível.
O primeiro foi de Espírito Santo, nuns 5-0 do Benfica ao Sporting, no dia 3 de Dezembro de 1939, para o Campeonato de Lisboa.
No ano seguinte, também nas Amoreiras, no dia 3 de Março, o inevitável Peyroteo faz os três golos do Sporting da vitória por 3-1 no campo do rival.
Quem diria? Seria preciso esperar 37 anos para vermos um jogador do Sporting fazer outro hat-trick num derby.
Em 1 de Novembro de 1942, já no Estádio do Campo Grande, era vez de Francisco Pires cometer a proeza na vitória encarnada por 4-1 para o Campeonato de Lisboa.
Mas, a 28 de Abril de 1946, a proeza foi a dobrar. O Benfica recebeu o Sporting no Campo Grande e venceu por 7-2.
Pois sabem vocês qual era o resultado ao intervalo? Zero-a-zero!
Isso mesmo. Zero-a-zero. E, depois, em 39 minutos, explodiu o dique dos golos: nove. Hat-tricks houve dois. De Arsénio e Mário Rui.
E porque foram logo dois, só em 1970, voltaríamos a ter um jogador capaz de fazer três golos num Benfica-Sporting. Vitória por 5-1, na Luz, para o Campeonato Nacional. O homem do truque do chapéu foi Artur Jorge.
Dois anos depois, em Junho de 1972, Eusébio não quis deixar de figurar nesta lista, com os três golos da vitória por 3-2 da final da Taça de Portugal - faria outros três num jogo particular.
Finalmente, gente da camisola às riscas.
Manoel, naquela eliminatória da Taça de Portugal, em Março de 1977, na qual ganhou o nome de MANOOOEL, com uma vitória por 3-0 toda à sua conta, e Jordão, que já fora do Benfica mas, em 1982, vestia a camisola do Sporting e seria o responsável máximo por uma vitória por 3-1 para o Campeonato Nacional, em Alvalade, num jogo que também ficou para os anais pela agressão de Bento a Manuel Fernandes quando tinha a bola agarrada em plena grande-área.
Jordão: poucos terão sido assim grandes com qualquer uma das camisolas.
Durante cinco anos consecutivos melhor marcador do Sporting em todas as competições.
Em 1975/1976 vence «A Bola de Prata» pelo Benfica. Marca 30 golos. Nené marca 29. Os dois marcam mais golos do que toda a equipa do Sporting nesse campeonato (54).
Golos e golos.
O romance dos golos.
Neste caso dos três-golos-três."

Afonso de Melo, in O Benfica

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Pois pensei no mesmo!
      Provavelmente vamos ter a 'continuação' na próxima Crónica do Afonso!

      Abraços

      Eliminar
  2. Excelentes, as crónicas do Afonso de Melo que aqui publícas! Leitura obrigatória para quem se interessa pela História do nosso Benfica!
    Esta, ou muito me engano, contém um pequeno erro...os 3 golos que o Manoel nos marcou foram na 1ª jornada do campeonato de 76/77, em Alvalade, num jogo que começou com um grande atraso porque havia espectadores até às linhas do relvado, literalmente!! Foi o ano em que apareceu o Chalana e fomos tri-campeões depois de termos um atraso de 7 ou 8 pontos, numa altura que as vitórias valiam 2 pontos.
    Tinha uma revista da época que contava a história desse campeonato, mas infelizmente já a perdi há mais de 20 anos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Excelentes, as crónicas do Afonso de Melo que aqui publícas! Leitura obrigatória para quem se interessa pela História do nosso Benfica!
    Esta, ou muito me engano, contém um pequeno erro...os 3 golos que o Manoel nos marcou foram na 1ª jornada do campeonato de 76/77, em Alvalade, num jogo que começou com um grande atraso porque havia espectadores até às linhas do relvado, literalmente!! Foi o ano em que apareceu o Chalana e fomos tri-campeões depois de termos um atraso de 7 ou 8 pontos, numa altura que as vitórias valiam 2 pontos.
    Tinha uma revista da época que contava a história desse campeonato, mas infelizmente já a perdi há mais de 20 anos.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui verificar, e de facto o Benfica perdeu para o Sporting na 1.ª jornada de 76/77 por 3-0, mas os marcadores foram o Manuel Fernandes, Camilo e Baltasar.

      O Afonso está correcto, nos Oitavos-de-final da Taça 76/77 voltámos a perder por 3-0, com os tais golos do Manoel...

      Mas no final da época, fomos Tricampeões!!!

      Abraços

      Eliminar
    2. Lembrava-me desse jogo da 1ª jornada, mas pensava que era o jogo do Manoel. Não me lembrava que tinha havido jogo de Taça nesse ano e daí a minha confusão.
      Obrigado pela correção e desculpas ao Afonso!

      Por falar em Tricampeões, está na hora de matar esse borrego, já que esse foi o nosso último TRI!!!

      Abraços

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!