Últimas indefectivações

quarta-feira, 25 de março de 2020

Um nó na garganta


"Como dizer um coração fora do peito?” Ninguém nos libertará desta distância se não houver poetas que saquem do coldre as armas da brandura e disparem flores sobre as quais caminharemos, sobre os nossos sonhos. Acredita e não desistas: este beijo tão carregado de amor.

Não sei se é a morte da ternura ou apenas um intervalo. Quem resolveu ter o direito de nos roubar os abraços? Porque não posso beijar a testa do meu pai com toda aquela meiguice que ele me ensinou, por completo, do princípio ao fim, toda por inteiro? E como encosto, agora, os meus filhos junto ao peito para que eles possam ouvir um coração que, por causa deles, teima em transbordar, e eu tão perdido? Quem ordena este assassinato do carinho? Respondam-me que não sei. Não te posso dar a mão e passear contigo pela rua como se o mundo fosse absolutamente infinito: tiraram-nos a rua, tiraram-nos as mãos umas das outras, por mais que as minhas chorem pelas tuas. Da janela pela qual olho, o Sado corre para parte nenhuma.
Pessoa ensinou-nos: “Há barcos para todos os portos menos para a vida não doer”. E eu aprendi com o Manuel Alegre que gostar de ti é um poema que não digo, nesta vida diferente que quer matar a poesia. Bem sei, bem sei, o coração transborda e eu sem navio. Mãe! Com ponto de exclamação. O tempo passou por ti, por mim, por nós todos. O teu tempo contado em anos: 80. Hoje mesmo, 24 de março. Um abraço que fica por dar. Mais um abraço que fica por te dar. É isso que nos mata de verdade, entendes? Este mal sem nome que os sábios não percebem, mas se transformou no vírus da maldade. Um beijo que fica por dar; mais um beijo que fica por dar. Quem nos devolve todo este carinho que nos roubam, hora a hora, sem fim à vista? Há vozes ao longe que prometem: é amanhã… tudo voltará ao seu lugar... Amanhã pode ser tão longe mas é já amanhã. Mãe! A profundeza de um nome. Onde está a tua ternura, aqui onde até já os pássaros desistiram de cantar? Penso em ti, no teu olhar claro, verde, de um verde transparente como tu. “
Como dizer um coração fora do peito?” Ninguém nos libertará desta distância se não houver poetas que saquem do coldre as armas da brandura e disparem flores sobre as quais."


Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!