Últimas indefectivações

terça-feira, 19 de março de 2024

Tempo de reflexões


"Tempo de paragem para as seleções, tempo de breves reflexões sobre a realidade benfiquista, dizendo umas coisas prementes, deixando outras para o balanço de final da época.
Escrevo num momento de felicidade pelo apuramento para os Quartos de final da Liga Europa, ou seja, até estou muito bem disposto com esta façanha. Mas a boa disposição não me tolda a preocupação que decorre de uma época com altos e baixos e com umas Contas que merecem urgente reflexão, em que o apuramento para a Champions se torna vital para o projeto de Rui Costa.
Um passivo a subir, custos a crescer acima do razoável, as explicações são secundárias nestas circunstâncias. Interessa alguma coisa conhecer as razões, senão para dissecar quais os remédios necessários, quando parece inequívoco que substituímos uma estrutura profissional na área de gestão por outra que, se o é, aparenta deixar muito a desejar?
Não podemos ter medo das palavras: estamos com um enorme problema a curto prazo, demasiado dependentes de uma receita futura, decorrente do apuramento para o pote dourado da Champions. Pusemo-nos a jeito, não temos do que nos queixar. O Benfica é um fantástico Fórmula 1 que, como ressalta à evidência, requere pilotos experimentados e de provas dadas…
Só que tudo isto fundamentalmente depende dos resultados desportivos do futebol. Um futebol que tem algo de aleatório, mas muito de planeamento estratégico e qualidade de liderança apoiada num staff de gabarito. As colheitas estão sempre dependentes do plantar, também das vicissitudes do tempo, mas resultam sempre muito do saber e conhecimento da matéria. Se em tudo na vida assim é, no futebol porque não o seria?
Estamos atualmente em 2º lugar, com uma vantagem confortável para o 3º lugar, temos uma possibilidade real de conquistarmos o título, assim os ventos corram de feição e façamos pela vida, como ir ganhar a Alvalade, sem desperdiçar outros pontos de forma inglória. A Taça da Liga foi exemplo do que nunca deveria ter sucedido (convencimento de ganhar antes de jogar), a Supertaça é nossa, a Taça de Portugal não é miríade e o Marselha, sem ser fácil, está ao nosso alcance.
Ou seja, deveria prevalecer uma estabilidade emocional e remarem todos para o mesmo lado, sem amuos que apenas nos prejudicam e servem agendas escondidas. No entanto, aqui e ali saltam à evidência uns arrufos de primas-donas entre o plantel que apenas instabilizam e demonstram debilidades de carácter. Compete a Rui Costa dar uns murros na mesa, explicar aos "mais sensíveis" que estes comportamentos irrefletidos apenas servem os interesses dos empresários que buscam comissões de transações, mas que só serão possíveis se os jogadores tiverem atitudes, no campo e fora dele, consentâneas com o nível de profissionalismo associado aos valores remuneratórios auferidos.
Nesta altura, seria difícil não falar um pouco de Schmidt que entendo merecer uma palavra de confiança – sim, não me enganei. Um alemão que cai num país estranhamente apaixonado pelo futebol, em que o criticar vai muito além do ser construtivo, quantas vezes com o único objetivo de denegrir. Foi brilhante grande parte do ano passado e fomos campeões. Este ano, com um plantel que globalmente está longe do valor propalado, com carências qualitativas nalgumas posições que janeiro não corrigiu e que se "metem pelos olhos dentro", mesmo assim estamos onde estamos.
Todos os benfiquistas que o criticam (e são muitos) acham que não é difícil fazer melhor com o atual plantel que clamam ser capaz de produzir outra qualidade de jogo, sem falar nos comentadores, uns quantos de forma livre e objetiva, mas outros, certamente, ou por agenda ou por despeito. Seja como for, sobre as críticas dos benfiquistas, choca-me a forma acintosa de umas quantas, porque criticar "de cátedra" e sem qualquer responsabilidade é um jogo fácil e com sucesso garantido, ou por ser chamariz na imprensa ou nas redes sociais. Estas críticas, sendo perfeitamente dispensáveis, têm nefastas consequências, como já se viu no Estádio, criando instabilidade e enervando a equipa, quantas vezes já "sob brasas", a precisar de apoio e a ouvir vaias ao treinador.
Reconheço que há críticas e críticas e todas as que reputo de construtivas serão sempre oportunas e legítimas, além de úteis e fundamentais. Vamos ser francos, também eu me revejo, por vezes, em algumas dessas críticas, desgostoso com algumas exibições, com a falta de intensidade competitiva ou com a escassez de remates, mas como já fui treinador (andebol – 10 anos), penso 2 vezes, reconheço que sou indulgente e darei sempre um desconto. Ninguém acerta sempre e Schmidt também errou, algumas ou várias vezes. Ele também o sabe e reconhecerá, quiçá algum atraso, notando-se que começa a mudar o que entende premente para melhorar o coletivo.
Que Diabo, por que razão, nós (benfiquistas), não damos uma folguinha e manifestamos uns laivos de confiança, "remando todos para o mesmo lado", até porque a época vai adiantada, a instabilidade nada ajuda e qualquer mudança tem o suicídio garantido? Há que pensar duas vezes, ter sangue-frio, sobretudo quando o que está em causa, por razões financeiras (e também económicas), é o apuramento para a Champions…"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!