Últimas indefectivações

sábado, 24 de setembro de 2022

Olhar para o próprio umbigo


"Já perdi a conta de quantas vezes falei e escrevi 'mea-culpa' nos últimos dias. Arrisco dizer até que ando muito perto de banalizar uma expressão fundamental no jornalismo. O uso talvez seja desmedido, mas altamente necessário.
Doa a quem doer, nós, jornalistas e/ou comentaristas, somos formadores de opinião. Estamos no leque de agentes esportivos. Intervenientes da bola. A nossa responsabilidade provavelmente é mais importante do que a exigida imparcialidade.
Não despedimos treinadores, mas influenciamos na decisão. Não compramos, emprestamos ou vendemos jogadores, mas ajudamos na valorização. Não agredimos fisicamente ninguém, mas verbalmente incentivamos o ódio.
Não entramos em campo, mas, sem qualquer tipo de soberba ou prepotência, também temos impacto no resultado do futebol, dentro e fora das quatro linhas. Direta ou indiretamente, uns mais, outros menos.
O exercício constante da autocrítica é o que nos permite reconhecer erros e exageros. Da perseguição ao polêmico e decisivo Taremi ao oba-oba com o talentoso e promissor António Silva. Das discussões culturais e regionais às insinuações de falta de isenção na arbitragem.
Temos parcela de culpa quando um jovem torcedor é obrigado a tirar a camisa do clube do coração dentro do estádio ou um pai desrespeitoso é expulso da arquibancada por ignorantes com a pequena filha ao colo. Quando um jogador de apenas 18 anos é capa de jornais, passa rapidamente a ser visto como novo Cristiano Ronaldo e, no «dia seguinte», cai no esquecimento.
A comunicação social não te dá um fardo que você não possa carregar. Parte do poder no esporte mais apaixonante do mundo está nas nossas línguas e mãos. Chorar o leite derramado é muito fácil."

1 comentário:

  1. Comigo não têm sorte nenhuma.
    Penso por mim.
    Já agora, escreva em português.
    O português misturado com brasileiro é estranho.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!