Últimas indefectivações

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Os 5 campeões da Youth League à espreita dos A’s | SL Benfica


"Qual Destes 5 Campeões Achas Que Está Mais Perto Da Equipa Principal?

A conquista da Youth League foi um dos pontos altos do projeto de formação do Sport Lisboa e Benfica. No entanto, como refere Luís Castro, técnico que ergueu o troféu, esta conquista não valerá de muito se não tiver seguimento.
E o seguimento consiste na aplicação de um princípio muito defendido, mas pouco praticado no clube: apostar nestes jovens na equipa principal. Claro, sempre com um projeto individual bem definido, para garantir que a aposta não tem efeitos contraproducentes. Essa será a grande vitória.
Apesar do escalão em que competem na competição jovem da UEFA, há claramente uma mão cheia de formandos do Benfica Futebol Campus que já clama uma oportunidade para, no mínimo, se mostrar na pré-temporada.

1. Henrique Araújo
O madeirense é uma máquina de fazer golos. Até esta final de 2022 da Youth League, nenhum clube tinha feito mais de três golos num final desta prova. Tantos quantos os que o avançado de 20 anos fez ao RB Salzburg. Esta temporada, leva três golos pelos sub-19, 14 pela equipa B e já se estreou a marcar pela turma principal.
São 18 golos (mais cinco assistências) em 31 participações de águia ao peito em 21/22, em três escalões diferentes.
Está já acima do patamar da equipa B, mas talvez não esteja ainda no ponto para assumir de forma cabal a equipa A. Rumora-se um empréstimo, mas não quero acreditar que o SL Benfica avance com ele sem permitir que o goleador Araújo mostre serviço a quem de direito.

2. Diego Moreira
Bélgica quer Diego Moreira, Portugal quer Diego Moreira, os benfiquistas querem Diego Moreira e, acredito, Roger Schmidt também o quererá. Os extremos que o alemão mais aprecia são de drible fácil, desequilibradores e capazes de “puxar para dentro”, abrindo alas aos laterais. Diego Moreira é muito assim.
E tem crescido muito e a olhos vistos. Já não é só, dizia Luís Castro, um jogador que anda a driblar para a frente e para trás. É cada vez mais consistente nas suas ações e decisões, está muito empenhado nas suas tarefas defensivas, está mais sólido taticamente e mantém a criatividade com bola que poucos futebolistas da sua geração têm.
Acredito que ambos os corredores do plantel principal vão ser reformulados, mas não acredito que no meio dessa reformulação não haja espaço e tempo para testar Diego Moreira.

3. Martim Neto
Parece ter renovado e parece ter-se salvaguardado nessa mesma renovação. Segundo consta, o novo contrato de Martim Neto é de uma temporada, com umas quantas de opção que só poderá ser ativada se este médio de grande trabalho e diversidade de funções tiver um determinado número de participações na equipa principal.
Por aí se percebe, desde logo, que o jogador de 19 anos vai ser aposta na próxima temporada. Não será fácil entrar no onze mais habitual de Schmidt, mas a sua capacidade de preencher o meio-campo de cima a baixo e de lés-a-lés pode ser muito útil no futebol de alta pressão do técnico alemão.
Em potência, Martim Neto pode muito bem ser o integrante do duplo pivô de Schmidt, com funções de “8”.

4. Tomás Araújo
O central de 2002 já foi chamado a participar em três jogos da equipa A dos encarnados. Foi capitão da turma campeã europeia de juniores e foi sempre um dos pilares dessa mesma equipa, muito pela maturidade apresentada.
Mais do que defensivamente, o famalicense destaca-se pela vertente ofensiva do seu jogo, uns furos acima da média para um central. A capacidade de passe (curto, longo, vertical, diagonal) permite-lhe construir bem, queimar linhas ou mudar o centro de jogo com relativa facilidade.
Nesse sentido, é também ele jogador “de equipa grande”. Caso Luca Veríssimo recupere e regresse bem da lesão que debela, Tomás Araújo terá pouco espaço de afirmação e, quiçá, até acabará por crescer um ano num outro contexto.
No entanto, será muito estranho não ter pelo menos a oportunidade para se mostrar ao próximo timoneiro das águias em ambiente de pré-época.

5. Samuel Soares
O guarda-redes que em junho próximo completa 20 anos deverá ser, acredito, o terceiro guarda-redes do plantel que estará às ordens de Roger Schmidt, assumindo o papel de Svilar, que está de partida.
O sintrense tem crescido muito no seu jogo de pés e controla cada vez melhor as suas saídas dos postes, apesar do intempestivo lance que lhe valeu a expulsão (forçada, no mínimo) na meia-final da Youth League.
É cada vez mais notório que tem tudo para ser guarda-redes “de equipa grande”, aliando a sua capacidade (e tranquilidade) fora dos postes – jogando muitas vezes subido quando o bloco está mais alto e participando na construção com bola – à sua habilidade entre os mesmos, com particular destaque para os excelentes reflexos que vem apresentando.
Ainda será curto para a titularidade, mas Samuel Soares deverá mesmo fazer parte do lote de guarda-redes do plantel principal."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!