Últimas indefectivações

quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

SportTV: Titulares - O Benfica ainda luta pelo campeonato?

Zero: Negócio Mistério - S05E11 - Glenn Helder no Benfica

O ano de 2025


"Com o ano a chegar ao fim, impõe-se o balanço, da perspetiva do direito do desporto, do que mais marcou 2025.
No contexto nacional, ao longo de 2025, discutiu-se de forma intensa a necessidade de uma justiça desportiva mais célere e eficaz. A disciplina desportiva foi outro eixo central. Casos mediáticos reacenderam a discussão sobre a proporcionalidade das sanções e a necessidade de harmonização e uniformização dos regulamentos.
No plano regulatório, 2025 ficou ainda marcado por reflexões sobre o licenciamento de clubes e a necessidade de refletir e dedicar mais atenção aos meios de financiamento do desporto.
Por fim, temas emergentes como ESG no desporto, seguros obrigatórios e responsabilidade por acidentes desportivos demonstraram que o direito desportivo português acompanha tendências transversais do direito europeu e internacional, alargando o seu âmbito para além da competição.
No plano europeu, 2025 foi mais um ano de consolidação das consequências jurídicas da jurisprudência do TJUE no desporto. O debate em torno da Superliga Europeia e do modelo europeu do desporto continuou a influenciar reguladores, federações e tribunais, reforçando a ideia de que a autonomia desportiva não é absoluta e deve respeitar os princípios da concorrência e da livre prestação de serviços.
Ao nível das federações internacionais, a FIFA esteve particularmente ativa em 2025, com alterações ao Código Disciplinar, debates sobre transferências internacionais, proteção do bem-estar dos jogadores e relatórios dedicados à governação e sustentabilidade do futebol.
Em síntese, assistiu-se a uma maturação institucional e a um debate jurídico cada vez mais sofisticado, colocando os temas de direito do desporto na ordem do dia.
Venha 2026 repleto de sucessos desportivos!"

SportTV: Vamos à Bola - Penafiel

Atualidade benfiquista


"O reforço anunciado para o plantel às ordens de José Mourinho e o Benfica District são os destaques nesta edição da BNews.

1. Contratação
Sidny Lopes Cabral, internacional cabo-verdiano de 23 anos que alinhava pelo Estrela da Amadora, é reforço do Benfica. O novo jogador das águias revela o que sente ao chegar à Luz: "Isto é tão importante para mim. Estou muito feliz por vir para este grande clube, um dos maiores clubes da Europa. Não consigo descrever o quão feliz eu estou."

2. Benfica District explicado
10 questões fundamentais sobre o Benfica District explicadas por Nuno Catarino, vice-presidente e CFO do Sport Lisboa e Benfica.

3. Assembleia Geral Extraordinária
Saiba como participar na próxima Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica, agendada para 3 de janeiro, para apreciação da proposta denominada "Benfica District". Em entrevista à BTV, o presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Pereira da Costa, explica os procedimentos.

4. Conselho de Administração eleito
A Benfica SAD tem novo Conselho de Administração, eleito para o quadriénio 2025-2029.

5. Vitória a fechar o ano
A equipa de Futsal do Benfica, venceu por 4-0 o Ferreira do Zêzere.

6. Janeiro exigente
A equipa feminina de futebol do Benfica prepara-se para embates em todas as frentes no próximo mês.

7. Entrevista
Geno Crandall, base do basquetebol benfiquista, conta como está a ser a sua experiência na época de estreia no Clube e aborda as expectativas da equipa nesta fase da temporada: "Ganhar tudo o que resta é um objetivo realista para nós."

8. Convocado
Arthur integra a convocatória da seleção brasileira para a Copa América de futsal."