Últimas indefectivações

sábado, 13 de abril de 2019

Visita guiada

"Na generalidade dos órgãos de comunicação, generalistas e especializados, é curioso ver certas reacções de jornalistas, quando se trata de registar e assinalar feitos impressivos ou grandes eventos do Sport Lisboa e Benfica... O Benfica é grande, todos o sabemos, e eles, em particular, ainda dispõem de condições e circunstâncias de privilégio, para terem uma melhor e mais fina percepção acerca de tudo o que o Benfica consegue projectar e realizar, tanto em termos absolutos como no inevitável cotejo com as estruturas e as realizações dos clubes congéneres.
Em tese, ninguém pode fugir à realidade; e, como é natural, sempre que o objecto de observação representa factualidade incomum ou inovadora, os jornalistas - que não deixam de ser pessoas normais... - raramente resistem à surpresa que a inesperada apresentação de factos e dados lhes causa, logo à primeira vista. Até pelo modo de colocarem pedidos de esclarecimento dos interlocutores ou anfitriões, é habitual vê-los impressionados e presos pelo entusiasmo, aos modelos ou às circunstâncias que tentam compreender e interpretar como repórteres, no seu trabalho de pesquisa e indagação para elaborarem as respectivas peças.
E, no entanto, quantas vezes nos surpreendemos depois, ao 'vemos, ouvirmos e lermos' as narrativas que editam, que apresentam e que escrevem no momento da meditação, perante espectadores, ouvintes, leitores e internautas portugueses...
Sempre que  leitor, o ouvinte ou o espectador se dão ao trabalho de procurar ler nas entrelinhas das reportagens que são publicadas acerca do universo Benfica, a gente apercebe-se cada vez mais constantemente de que os jornalistas portugueses parecem (ou são obrigados a) usar de um 'filtro especial' para refrear a autenticidade das suas descrições.
Dizem os teóricos que se trata de salvaguardar o 'distanciamento' das sensações puras do narrador relativamente à crueza dos factos. Talvez. Nem digo que não. Mas, a mim, que tenho atravessado décadas de estilos e de modelos de profissionalismo comunicacional, sei que a estória, aqui, é outra. E bem diferente...
O Benfica é demasiado grande para que a sua verdadeira dimensão, em todos os vectores e conforme todas as perspectivas, possa ser devidamente tratada e descrita à medida (e com respeito!) com que noutros meridianos se apresentam e analisam as mais importantes instituições mundiais, nos mais distintos e conceituados meios de comunicação. Acerca de tudo o que diga respeito ao Benfica, o que parece ser mais importante destacar para os jornalistas e chefes de redacção portugueses - sobretudo nas TV e nos jornais cá do burgo - são os epifenómenos de circunstância; ou seja, aquilo que se esfuma no vórtice das horas e dos dias vale sempre, estranhamente, muito mais, do que aquilo que irá permanecer para além do presente e sedimentar um futuro afinal inatingível para os seus rivais. E é aí que está o problema do tal filtro.
Para tirar as dúvidas, recomendo-lhe, caro leitor, que reveja sob o ponto de vista desde meu comentário, qualquer um dos espaços de imprensa dedicados à visita guiada ao Caixa Futebol Campus, que foi proporcionada pelo presidente Luís Filipe Vieira a mais de uma dezena de comunicadores desportivos e generalistas, na última terça-feira: para eles (e para os editores deles...), parece que 'aquilo' é 'como' em Gaia, ou em Alcochete..."

José Nuno Martins, in O Benfica

1 comentário:

  1. O José Nuno Martins , homem sempre atento a tudo , tem absolutamente razão naquilo que escreve. Todos temos a mesma sensação , que é a de vermos uma certa contenção verbal existente na generalidade do jornalismo Português, sobretudo o desportivo , quando se trata de enaltecer o Benfica por este ter feito qualquer coisa de melhor que "os outros" . Seja no campo Desportivo ou não. A isso chama-se distanciamento e desdém...considerando eu que a nossa Direção, com todos estes anos á frente do nosso Clube , NUNCA SOUBE encontrar a maneira de contrariar o rumo dos acontecimentos. E é tão fácil fazê-lo , sem recurrer a métodos "fascisantes" e sempre dentro de parâmetros que se coadunam com a grandeza do Benfica . Com essa corja de vendidos , são eles...ou nós !!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!