Últimas indefectivações

sábado, 13 de abril de 2019

Feirenses

"O Feirense vai descer de divisão. Não deixa saudades. Nem o Feirense, nem os restantes feirenses que poluem o escalão máximo do nosso futebol. Num país tão pequeno, ao invés de um campeonato competitivo com dez clubes fortes, jogando em estádios bons e cheios, temos uma Liga infestada de agremiações que quase não têm adeptos, quase não têm sócios, não dispõem de instalações minimamente condignas, por vezes nem sequer pagam salários, e apenas servem para satisfazer caprichos de caciques locais ou promover a vaidade autárquica com dinheiro dos contribuintes. Na sociedade, os cidadãos que vivem com maiores dificuldades têm de ser politicamente protegidos. No futebol, não há lugar para esta preocupação. Os ditos 'grandes' são neste caso, os mais populares, os que tocam no coração de milhões de pessoas (pobres e ricas), vivem numa base de associativismo, geram patrocínios, e trazem valor acrescentado.
Os 'pequenos' são entidades fantasma, que sobrevivem artificialmente à custa da televisão, e da vontade de um qualquer empresário opulento ou presidente da câmara mais gastador. Não fazem falta nenhuma, sendo que em Portugal não haverá mais do que uma dezenas de clubes 'a sério' - aqueles que deveriam disputar a I Liga.
O resultado deste excedente é perigoso. Lembrei-me disto ao ver o Feirense apresentar-se contra o Benfica com um arreganho jamais visto durante toda a época. E também ao ouvir certas declarações de encomenda proferidas após o jogo.
Voltarei a lembrar-me, seguramente, durante o Portimonense - FC Porto de amanhã - em cujo resultado seria capaz de apostar a minha casa."

Luís Fialho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!