Últimas indefectivações

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Há cinquenta anos: homem na Luz

"As imagens, nuas, do solo lunar não se esquecem. Perduram. Estão vivas

1. (...)

2. Ontem, na costa do Pacifico, o Benfica iniciou a sua participação na International Champions Cup. Já é a mais expressiva competição da pré-temporada e recebe alguns dos grandes emblemas - e marcas - da Europa. Depois dos mexicanos do Chivas o Benfica defrontará a Fiorentina e o Milão. Ou seja, já na costa atlântica, e contando com Carlos Vinícius, o Benfica de Bruno Lage aproveitará a sagacidade italiana para as primeiras escolhas finais de um plantel que terá um triplo desafio: reconquistar a Liga NOS, chegar o mais longe possível na Liga dos Campeões (e, se for o caso, bem longe na Liga Europa) e, permitam-me, reconquistar a Taça de Portugal e a Taça da Liga. Parece haver opções para uma rotação sem dramas. Mais: parece haver condições para uma saudável competição em diferentes lugares da equipa, qualquer que seja o sistema e o modelo de jogo adoptados. Apenas na baliza, e após o rotundo chumbo médico de Perin, haverá necessidade, e urgência, de avaliar se, segundo Bruno Lage, importa acelerar o sentido de desconforto. Também, aqui, as suas palavras - «queremos criar desconforto nos jogadores» - parecem ser sábias e motivantes.

3. Foi aprovada na Assembleia da República uma significativa alteração ao regime jurídico da segurança e combate ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espectáculos desportivos. Em rigor a lei da violência e dos grupos organizados de adeptos, envolvendo as «deslocações de adeptos e agentes desportivos ou complexo desportivo e locais de treino». A alteração, que se centraliza institucionalmente na Autoridade para a Prevenção e o Combate à violência no desporto (APCVD) determinará, pouco tempo após a sua publicação - sim trinta dias! - determinantes consequências, quer ao nível dos enquadramentos das claques, dos deveres dos promotores, organizadores e proprietários dos recintos e complexos desportivos e, obviamente, no quadro sancionatório dos múltiplos casos de não cumprimento das vinculações legalmente estabelecidas. Importa dizer que a alteração não ignora situações existentes ou fatos ocorridos e, para estes casos, densifica consequências. Acredito que alguns irão ler a futura Lei neste Domingo. Outros um dia explicarão o que fizeram para a construir e, outros, o que, por incapacidade, não conseguiram minimizar. E, acreditem, a chegada à Lua foi, de verdade, há cinquenta anos. Mas há gente, hoje, que vive numa alucinação de poder que perturba e que suscita uma alienação que pode gerar e provocar sérias consequências. Ler a Lei. Ler mesmo. Um bom TPC. Sim um bom trabalho para casa! Antes que o calor aperte!

4. Duas notas finais. Que são dois momentos deste jornal de há cinquenta anos. Desde logo só havia três edições por semana. No jornal de 24 de Julho - o primeiro depois do momento histórico - ficámos a saber que por causa da Lua os nossos queridos Toni e Humberto Coelho chegaram tarde ao primeiro treino do Benfica. Deixo-lhes as palavras de Toni, um Amigo do coração, a este jornal: «Pedimos para nos acordarem a tempo de estarmos presentes à hora do treino. Mas... esqueceram-se. Tinhamos-nos deitado tarde. Às sete horas. Mas não foi paródia. Quisemos assistir ao maior espectáculo do Mundo, a conquista da Luz pelo Homem»! Tal como eu!

5. (...)"

Fernando Seara, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!