Últimas indefectivações

terça-feira, 5 de abril de 2011

Os maiores da Europa

"As provas europeias das várias modalidades estão a entrar nas fases decisivas. Esta semana para além do confronto com o PSV em Futebol, teremos o Andebol frente ao Radnicki - igualmente nos quartos-de-final da competição em que participa -, ao passo que na próxima semana o Hóquei viaja até Espanha para, diante do Lloret, carimbar a presença em mais uma Final-Four (segunda consecutiva) da Taça Cers. Dia 29 será a vez do Futsal defender o seu título no Azerbaijão. Só o Basquetebol já ficou pelo caminho, depois de uma prestação digna na Challange Cup, onde disputou 14 partidas, e ultrapassou duas fases.

O parágrafo que o leitor acabou de ler resume a extraordinária vitalidade do ecletismo benfiquista. À excepção do Barcelona, não existe outra força desportiva que se lhe possa comparar em todo o continente. Não afirmo por paixão, nem como mera convicção ou manifestação de fé. Os factos provam-no.

Olhemos para as competições europeias de Futebol (Champions League e Liga Europa), Basquetebol (Euroliga, Eurocup e Challange), Andebol (Champions, Taça da Taças, EHF e Challange), Futsal (UEFA Cup), Voleibol (Champions, CEV e Challange) e Hóquei (Euroliga e Taça CERS). Algumas destas quinze provas já terminaram (designadamente duas de Voleibol), mas a maioria delas anda pelo quartos-de-final (nove das referidas), duas vão já na Final-Four, enquanto noutras duas se mantêm ainda 16 emblemas à compita.

Seria fastidioso descrever aqui os nomes de todos os clubes (mais de uma centena) que permanecem nas distintas competições. Mas estou em condições de garantir que apenas dois desses nomes se repetem por mais de duas vezes nesta contabilidade: Benfica e Barcelona, com quatro modalidades cada um. Se consideramos que o Benfica teve ainda mais uma equipa representada nas lides europeias, e entretanto eliminada (o Basquetebol), chegamos à conclusão que nem o poderoso Barcelona nos consegue igualar.

É caso único na nossa história. É caso único no panorama europeu. É, isto com, ecletismo!"


Luís Fialho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!