Últimas indefectivações

Só mais um !!!
Vitória...
Eliminação nas meias-finais...
Juniores - 11.ª jornada - Fase Final
Juvenis - 12.ª jornada - Fase Final
Iniciados - 11.ª jornada - Fase Final
Antevisão...
BI: Antevisão - AFS...
Di María e Otamendi: é altura de se fechar o ciclo
5 minutos: Diário...

quinta-feira, 3 de abril de 2025

FC Porto-Benfica: longe da vista, só há coração


"A distância entre as duas equipas vai muito além dos pontos. Águias já não têm razão para ter medo, dragões têm de mostrar quem são no «jogo da época»

O Benfica recebe esta quarta-feira o Farense no Estádio da Luz e ainda que a mensagem a passar seja a de que este tem de ser o foco da equipa, será difícil ignorar que estamos em semana de clássico com o FC Porto no Estádio do Dragão. A posição na tabela dos algarvios dará alguma confiança, além das sete vitórias consecutivas das águias na Liga. O futebol traz-nos muitas surpresas, e o Farense fará certamente por isso, mas outro cenário que não os três pontos para o Benfica está longe de ser admitido.
Se assim for, a equipa de Bruno Lage chegará à Invicta em igualdade pontual com o Sporting na liderança da tabela, ambos com nove pontos de vantagem sobre os dragões. Não é difícil fazer as contas: o FC Porto entrará em campo no clássico muito longe da vista do título. André Villas-Boas chamou-lhe, no entanto, «o jogo da época». Também é relativamente fácil perceber porquê: sem quase nada a ganhar, o presidente portista quer reativar a honra, o orgulho ou o tal ADN (chamem-lhe o que quiserem) que tanto faltou à equipa este ano.
Claro que os treinadores farão o seu trabalho para colocar a tática, o onze e a estratégia acima do coração, mas quando FC Porto e Benfica se encontram só quem não souber nada do futebol português poderá desvalorizar tal condimento. Lage parte, naturalmente, em vantagem: tem jogadores com mais qualidade, uma equipa em melhor forma e já venceu este adversário de forma contundente na primeira volta (4-1), contribuindo de forma decisiva para o descrédito de Vítor Bruno junto dos seus adeptos. Martín Anselmi parece estar finalmente a estabilizar a sua ideia, mas será ainda muito precoce determinar o fim da terrível época azul e branca.
A distância entre os dois também se estenderá à tribuna presidencial, já que Rui Costa verá a partida umas filas acima de Villas-Boas. Este será o primeiro clássico depois da não reação benfiquista à morte de Pinto da Costa e da consequente desilusão do seu sucessor. Os presidentes seriam notícia se estivessem lado a lado e, assim sendo, só podemos esperar que não sejam protagonistas.
Que isso fique para o relvado, onde o Benfica procurará manter-se na luta pelo campeonato com o Sporting, desta vez mais longe dos fantasmas que assombraram a equipa durante tantos anos no Dragão (e na Luz...). E onde o FC Porto terá não só de não estragar parte do trabalho que já foi feito por Anselmi, mas sobretudo de tentar mostrar que o ano zero não apagou os valores impregnados no coração do clube."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!