"O curso de iniciação desportiva do Benfica promoveu a prática desportiva entre os mais novos
No Outono de 1954, o Benfica lançou um curso destinado aos mais jovens, o Curso de Iniciação Desportiva. A implementação desta iniciativa no país teve como responsável o professor José Esteves, com o Benfica a assumir a função de fomentar nos seus sócios 'ou nos seus filhos o gosto pelas coisas do desporto'. Os associados, de ambos os géneros e cujas idades variavam entre os 8 e 14 anos, podiam praticar no ginásio do Grupo Desportivo da Casa H. Vaultier, de forma lúdica, atletismo, basquetebol, andebol e voleibol. Este projeto foi um sucesso, com outros clubes nacionais a seguirem o exemplo pouco tempo depois.
No ano seguinte, o curso passou a incluir também aulas de natação durante o verão, na piscina do Batalhão de Sapadores Bombeiros, o 'que suscitou enorme interesse entre a nossa massas associativa'. E, entretanto, passou ainda a ensinar patinagem, no Pavilhão dos Desportos de Lisboa, tiro com arco e o futebol de salão, 'no sentido de os cursos beneficiarem de um maior ecletismo'.
O Benfica também tinha os olhos pontos no futuro, pois estavam 'a fazer-se atletas benfiquistas 'nascidos no Benfica''. O Curso era aberto a todos os jovens que tivessem interesse em praticar atividade física, 'sem qualquer preocupação de seleção', mas os que revelassem talento e interesse em se especializar numa das modalidades poderiam continuar escolas de aprendizagem das respetivas secções, 'a fim de, em tempo oportuno, representarem o Clube nas provas oficiais'.
Este como estava integrado na seção de ginástica, mas, dado o elevado número de inscrições, resolveu-se criar uma subsecção, em 1957, e no ano seguinte tornou-se numa secção independente. Nos meados da década de 1960, a natação foi ganhando predominância, tornando-se na 'base de Iniciação Desportiva' e que se converteria nas escolas de natação do Benfica. Foram centenas de jovens que participaram no Curso de Iniciação Desportiva do Benfica, desenvolvendo as suas capacidades desportivas, enquanto se divertiam.
Saiba mais sobre as modalidades praticadas pelos jovens benfiquistas na área 3 - Orgulho Eclético, do Museu Benfica - Cosme Damião."
Lídia Jorge, in O Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!