Últimas indefectivações

quarta-feira, 1 de maio de 2024

Um nome, Tiago Gouveia


"1. Há cerca de um ano, todos vimos Tiago Gouveia como um adepto comum festejando com milhares de outros adeptos o 38.º título de campeão nacional de futebol conquistado pelo Benfica. Vimo-lo, primeiro, festejar nas bancadas do nosso estádio mal acabou o jogo com o Santa Clara e vimo-lo, horas mais tarde, no Marquês de Pombal no meio da multidão em delírio. Tiago Gouveia é um de nós.

2. Foi esse mesmo Tiago Gouveia que vimos na noite da última segunda-feira em Faro a ser, outra vez, um de nós num dos momentos mais fraturantes da história recente do nosso clube, porque não pode deixar de ser assim interpretado o seu sucedeu no Estádio de São Luís mal o árbitro apitou para o fim do jogo entre Farense e o Benfica. A superioridade do Benfica nunca esteve em causa, nem a justiça do resultado, nem o empenho da equipa. Fora apenas uma vitória normal num fim de temporada triste.

3. Nada faria prever, principalmente aos menos previdentes, o que se passou quando os jogadores e a equipa técnica se encaminhavam para o balneário.. Insultos e agressões descambaram sobre a equipa ainda campeã nacional num episódio de violência moral e física cometido por adeptos do Benfica.

4. Inadmissível? Sim. Previsível? Talvez não, talvez sim. Mas para Tiago Gouveia não há 'talvez'. Avançou, deu a cara, deu o peito e exigiu o respeito decido. Parecia estar sozinho, mas não estava. Tinha com ele todos os benfiquistas que, por muito amargurados que estejam, não se identificam com aqueles comportamentos e repudiam estruturalmente qualquer tentativa de 'alcochetização' do nosso clube.

5. No dia seguinte, terça-feira, o presidente do Benfica viu-se obrigado pelas circunstâncias a falar aos benfiquistas através do nosso canal de televisão: 'Pela segunda vez ultrapassámos os limites. O apelo que faço, não apelando a que não haja crítica, mas apelo a que essas críticas tenham certos limites. É o que peço, e que no sábado possamos dentro e fora do campo, dar uma boa imagem daquilo que é o Benfica'.

6. No sábado é dia de jogo na Luz. O Benfica recebe o SC Braga, e o presidente do Clube apelou ao bom comportamento da multidão: 'Todos temos de estar preparados para estas quatro jornadas, procurando o melhor que podemos fazer. É nossa responsabilidade acabar o campeonato com a máxima dignidade.' Será escutado Rui Costa?

7. No sábado, poderá Tiago Gouveia limitar-se a fazer em campo aquilo que são as suas obrigações profissionais - jogar futebol -, ou terá de puxar, novamente, do seu brio inato de ser benfiquista para voltar a defender o Benfica das explosões isentas da frustração?"

Leonor Pinhão, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!