Últimas indefectivações

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Felicidade!


"Não é usual usar estas linhas quando morre alguém, mas a D. Felicidade do bairro do Zambujal, a pouco mais de 1 Km do Estádio da Luz, foi de tal modo inspiradora, que, mais que homenageá-la, devemos espalhar o seu exemplo para que muitos o sigam. Sobretudo quando falamos de aumentar as contribuições comunitárias dos jovens nos bairros lisboetas onde rola a Community Champions.
Quando cada um de nós vê com olhos de ver o mundo que nos rodeia, confronta-se invariavelmente com uma pergunta: que posso eu fazer? Que pode uma pessoa só, num bairro social, uma cidade? Esta é a pergunta por trás da qual tantos se conformam e alguns, irrequietos e inconformados, apenas alguns, se aventuram a empreender.
Felicidade enfrentou essa pergunta da sua janela de rés de chão, ali no bairro, usando uma receita simples: dar rebuçados às crianças que lhe infernizavam a rua e a janela. Negociando comportamentos, estimulando o que era bom e desincentivando o contrário, premiava como podia as crianças e os seus irmãos mais velhos. Com o tempo, já não vinham aos rebuçados mas para lhe confidenciar sonhos e angústias, medos, vitórias e vaidades. E Felicidade alimentava a chama desse fogo estando lá para eles, dia após dia, ano após ano, mesmo quando a família lhes parecia faltar. Com o tempo, também, assomaram-se à janela outros adultos, outras Felicidades prontas a dar uma mão, não muitas, mas de generosa fibra. E o que era só uma cresceu para muitas e tornou-se associação com nome e prática de Partilha. Os que eram alguns tornaram-se dúzias e dúzias de crianças e jovem sucedidas em gerações. Perante este exemplo inspirador, como tantos felizmente, uma nova pergunta surge, inquietante e desafiadora: e e todos fizéssemos isto? Como seria?
Felicidade, de nome de facto, para si e para os outros. Uma mulher que fez da vida um exemplo, sem busca de prémio nem glória. Apenas semeando e regando no pedacinho de mundo que lhe calhou à porta, melhorou a vida de gerações e foi mãe, tia e avó de tanta gente sem nunca o ter sido. Deixa um buraco, é certo, mas muitas mais são as sementes que germinaram da sua acção e do seu exemplo.
Obrigado, D. Felicidade!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!