Últimas indefectivações

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Andebol 18/19 e Hóquei 18/19

"Duas modalidades que terminaram a época este fim de semana com as respectivas Taças de Portugal, se bem que o Benfica em Andebol já está de férias desde da semana passada. Ambas as equipas tiveram uma época para esquecer. O Andebol ganhou a Supertaça. O Hóquei não ganhou nada. É altura de fazer uma análise a cada, sendo que vou tentar não me alongar muito para caber tudo num post (também não há muito por onde alongar).

Andebol
O Benfica deixou boas impressões na pré-época, tendo vencido o Torneio de Viseu. A época também começou da melhor maneira, com uma vitória na Supertaça diante do Sporting por 29-24. Mas tudo ficou por aí. Passámos a segunda ronda da qualificação da EHF Cup mas perdemos na ronda seguinte contra o Hannover.
No Campeonato perdemos 3 dos 4 jogos com o Porto, o único que ganhámos foi quando o Porto rodou parte da equipa. Contra o Sporting ganhámos 2 e perdemos 2. Mas tivemos ainda um empate contra o Belenenses e uma derrota contra o Madeira SAD. Ficámos em 3º lugar. Na Taça de Portugal caímos nos oitavos contra o ABC.
Somos uma equipa simpática que não incomoda muita gente. O plantel pareceu curto desde início. A profundidade do banco estava desde início dependente da boa forma física de jogadores que há anos que não têm uma boa época a nível físico. Acabámos por a meio da época ir buscar Kevynn Nyokas, que até pode ser solução no futuro, mas não foi neste ano. Partimos desde início da época sem nenhum pivot que se destaca-se e pagámos isso bem caro diante do Porto que tinha três de grande qualidade. A juntar a tudo isto, tivemos vários jogadores a fazer uma época aquém das capacidades. Os reforços (caros) que fomos buscar podiam não ter vindo, tínhamos poupado algum dinheiro, e tínhamos acabado no 3º lugar na mesma.
Para o ano a equipa vai mudar bastante. Seis jogadores vão sair (Hugo Figueira, João da Silva, Ales Silva, Stefan Terzic, Arthur Patrianova e Alexandre Cavalcanti) e ao que tudo indica só vamos ter três reforços (Carlos Molina, René Toft Hansen e Petar Djordjic), sendo que ainda devemos repescar um dos guarda-redes que está emprestado (provavelmente Diogo Valério) e ainda Francisco Pereira que esteve no Madeira SAD. Daniel Neves, dos juniores e da equipa B deverá ser promovido à equipa principal. Parece-me outra vez que a equipa vai ficar curta em relação aos principais rivais, mas quando os plantéis começarem a ficar fechados falamos. .

Hóquei
Aqui nem a pré-época foi boa. Tivemos derrotas com o Turquel, empates com o Lodi, Marinhense e Oliveirense. Muitos jogos tremidos e acabaram por ser um prenuncio para o que vinha. Até Dezembro a equipa já tinha empatado com Sporting, Barcelos e Oeiras, além de uma humilhante derrota contra o HC Braga. Pedro Nunes acabou por sair e veio Alejandro Dominguez, mas a equipa não melhorou. Tivemos empates contra o Tomar e Oliveirense, e ainda derrotas contra o Sporting, Porto, Valongo e Oeiras. Ficámos em 4º no Campeonato. Na Liga Europeia perdemos diante do Sporting nas meias-finais. Na Taça de Portugal perdemos a final diante da Oliveirense.
A verdade é que o plantel é bastante bom. Olhemos por exemplo para as convocatórias do Mundial de 2019. Temos dois argentinos, dois espanhóis, um ou dois portugueses, sendo que Valter Neves também teria facilmente lugar lá e Vieirinha é parte do futuro da seleção. Esta plantel é bastante bom. Mas por alguma razão, a equipa não consegue jogar. Já trocámos de treinador. Passámos de um Campeão Europeu, para um que já ganhou tudo o que há para ganhar no Hóquei. Mas a equipa continua na mesma.
No próximo ano, o plantel não vai mudar muito. Miguel Rocha, que até marca uns golos, mas nunca jogou nos jogos importantes vai sair para o Barcelos. Vamos contratar um internacional espanhol, Edu Llamas e Gonçalo Pinto deve regressar do Valongo. Ficamos com 8 jogadores de campo viáveis (mais Gonçalo Pinto que se mostrar aquilo que fez em Itália há dois anos pode ser um excelente reforço. Uma coisa é certa, nenhuma equipa do mundo tem 8 jogadores de campo viáveis como nós temos. Já não há mais por onde melhorar. A partir de agora, se esta equipa não ganhar é porque há jogadores que não rendem o que é suposto. Já neste ano foi isso que aconteceu. Casanovas, Nicolia, Adroher e Pedro Henriques, tiveram épocas muito fracas. Nicolia muito por causa da lesão. Danilo Rampulla também foi contratado, mas vai ser emprestado ao HC Braga."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!