Últimas indefectivações

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Rescaldo...

"Alguns factos para compreender Rui Vitória e a sua trajectória no Benfica.
Na primeira época herda um plantel trabalhado e pensado por outro treinador. Foi inteligente ao manter o sistema de jogo mas nunca o aprimorou. Muito do seu sucesso na primeira época decorre da reação a fatores externos e momentos felizes. Nelson Semedo agarra o lugar criado com a saída Maxi Pereira. Lindelof substitui o lesionado Luisão. Renato Sanches preenche o vazio criado com a venda de Enzo Pérez e nessa semana o Benfica ganha em Braga. Jorge Jesus é um comunicador desastroso quando lidera destacado. Ederson rende Júlio César no aquecimento em Alvalade. Brian Ruiz falha um golo na pequena área nesse jogo, que dá a liderança. Raul Jimenez recebe uma bola impossível na grande área em Coimbra e converte! Esse mesmo jogador marca numa carambola em Vila do Conde. Termina uma época de grande felicidade, a todos os níveis e pelo que significou - contra tudo e todos. 
A segunda época começa com índices de confiança elevados. A lesão de Jonas é superada com a explosão de Gonçalo Guedes. Luisão e Pizzi fazem uma época incrível. Mitroglou teve um rendimento constante, muito além do esperado, como se viu em Braga. Até Lisandro marcou nos descontos no Dragão. Lindelof gelou Alvalade. Jonas regressa para uma segunda volta imparável. O poste em Vila do Conde foi amigo e Jimenez continuou a ser talismã nos últimos jogos abrindo a pista para a lambreta de Eliseu. O sistema de jogo manteve-se...
Na terceira época o ciclo de rendimento de alguns jogadores e a política de vendas lançam Rui Vitória à sua sorte. Seria o momento de deixar a sua marca, de ser capaz de "caçar com gato". Começa com uma Supertaça. Bom presságio. Mas uma desastrosa Liga dos Campeões revela insuficiências. Ao fim de dois anos de trabalho seria o tempo de fazer explodir Diogo Gonçalves, João Carvalho, Carrillo, Zivkovic... Nada de concreto, infelizmente. Certos jogadores como André Almeida, Pizzi, Fejsa, Jonas, Luisão são esticados para limites impossíveis. Os vitoriosos Samaris e Lisandro vão sendo relegados para a obscuridade. Desperdiçam-se dois períodos de contratações para recrutar um guarda redes. Sem plantel para o 4-4-2 vitorioso, chega o 4-3-3 de recurso. Taça de Portugal e taça da Liga revelam falta de reacção dos jogadores ao estímulo do treinador. Derrotas contra adversários acessíveis. O espírito de conquista perdera-se. E foi isso que faltou no momento mais importante. No dia em que aconteceria a vitória das vitórias, perante um odioso rival, Rui perdeu na atitude e galvanização. Na semana antes do jogo apelou ao apaziguamento. Opôs-se a uma campanha agressiva contra o suspeito Soares Dias. Não fez tudo o que estava ao seu alcance para ganhar. Conformou-se com a sorte (ou falta dela), mostrou-se inferior a Sérgio Conceição. Em casa. Perdeu o que nunca poderia ter perdido. A felicidade dos anos anteriores foi substituída pela responsabilidade directa nesse jogo. O seu ciclo terminou aí.
As vitórias desta época perante Porto e Braga foram espasmos de reacção. Mas a patologia estava instalada como se viu nas vitórias fáceis de outros adversários que seriam bastante inferiores. Com muitos jogadores descontentes, vários excluídos das opções e outros esgotados foram-se acumulando exibições inaceitáveis, depois de um investimento respeitável nesta época. Perante um ciclo expectável de insucessos justifica-se a interrupção do seu percurso como treinador do Benfica. Foi feliz, fez-nos felizes mas não deixou um cunho próprio no estilo de jogo. Não se ouvirão lamentos de jogadores pela sua partida.
Sabemos o que foi o Benfica de Erikson, o Benfica de Trapatoni, o Benfica de Jesus. Nunca recordaremos, especialmente, o Benfica de Vitória.
Apesar de tudo, Rui Vitória é Benfiquista e uma pessoa muito respeitável com lugar garantido na nossa história. Bem haja."

1 comentário:

  1. Recordar o BENFICA de jj?? Aquele que em 6 epocas, com plantel recheado de grandes jogadores, so ganhou 3 campeonatos e uma taca? Aquele que perde um campeonato no "ladrao" e se ajoelha?? Aquele que perde uma taca de Portugal (unico responsavel) e tb responsavel pela saida de Cardozo e nao só??
    "efectivamente ha benfiquistas que devem agradar muito aos n/adversarios"!!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!