Últimas indefectivações

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Obrigados a ganhar

"Um clássico é sempre um jogo diferente. Pouco importam os momentos anímicos das equipas e a boa ou má forma em partidas anteriores. Dentro de campo, a motivação e a vontade de vencer superam qualquer circunstância. É o chamado jogo de tripla, em que ambos têm argumentos para ganhar, aliado ao facto de que ninguém pode perder. E pelo actual estado das coisas na Liga portuguesa, o Benfica-FC Porto que hoje se realiza tem tudo para ser um dos mais disputados dos últimos anos.
A derrota caseira com o Arouca complicou ainda mais as contas do FC Porto e os azuis e brancos, para poderem ter uma palavra a dizer neste campeonato, ou até mesmo na luta pelo acesso directo à Liga dos Campeões por via do 2.º lugar, não podem sair derrotados da Luz. Ganhar é o único resultado que manterá bem acesa a esperança de ser campeão este ano. Se pelo contrário a distância para o primeiro lugar aumentar para nove pontos, as hipóteses de sucesso serão bem menores.
Com os portistas ainda em processo de adaptação às ideias de José Peseiro, a equipa apresenta-se mais solta na frente, sendo capaz de criar mais ocasiões de perigo, mas os últimos jogos expuseram alguns erros na transição defensiva que terão de ser corrigidos. Os dragões correm assim contra o tempo à procura da sua melhor forma e os actuais problemas de lesões no centro da defesa também não ajudam, o que obrigará o treinador a fazer alterações no sector. No entanto. a importância do jogo e a superação individual que normalmente estas partidas provocam nos jogadores, garantem um FC Porto certamente forte.
Para o Benfica, o jogo chega na melhor altura. Recuperou a liderança depois de estar a vários pontos de distância, tem apresentado um ataque mortífero e, neste momento, é a equipa da Liga com mais vitórias conquistadas (17). Contudo, este jogo será um verdadeiro teste à consistência da equipa encarnada que, esta temporada, perante adversários de maior exigência não conseguiu impor o seu futebol. Frente a FC Porto e depois com o Zenit, poderemos confirmar se as águias chegam preparadas para estas batalhas.
O Benfica chega ao clássico igualmente pressionado para ganhar e não deixar descolar novamente o Sporting. Por coincidência, apresenta também condicionalismos no centro da defesa. Já o ataque apresenta-se na máxima força, com Jonas e Mitroglou a mostrarem estar de pé quente. Manterá Rui Vitória os dois avançados frente aos dragões? E como lidará a equipa com a previsível superioridade numérica dos dragões no meio-campo? Dúvidas para tirar esta noite. Mas tudo indica que o duelo táctico resultará num jogo aberto, com a bola a rondar as duas balizas, com águias e dragões a tentarem chegar ao golo.
Ao contrário do que aconteceu no ano passado, em que o Benfica apresentou uma postura mais conservadora, porque lhe bastava empatar para manter a liderança, este ano será diferente. Ambas as equipas precisam de vencer e até o empate pode acabar por ser um resultado penalizador. Adivinha-se por isso um jogo dinâmico onde quem marcar primeiro poderá desequilibrar as coisas a seu favor. 
Por seu turno, o Sporting sabe que pode aproveitar esta jornada para ganhar vantagem sobre um dos rivais, ou até os dois. Mas tem também um desafio difícil pela frente. As visitas à Madeira são sempre complicadas e o Nacional precisa de pontos para se distanciar da zona de despromoção. Além disso, as dificuldades sentidas pelos leões em partidas recentes obrigam ao máximo cuidado."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!