Últimas indefectivações

terça-feira, 13 de maio de 2025

Mbappé e o PSG: a outra 'lei do ex'


"Não sei o que estará a pensar fazer Kylian Mbappé no dia 31 de maio às 20 horas. Ao contrário do que está habituado, o Real Madrid não estará na final da UEFA Champions League, pelo que é provável que o jogador francês esteja a aproveitar breves momentos de folga antes de os merengues rumarem aos Estados Unidos para o Mundial de Clubes, onde retomam competição a 18 de junho frente ao Al Hilal.
E qual a curiosidade dessa data? Na final estará o PSG, clube que deixou a mal no ano passado - depois de quase o ter feito na temporada anterior, o que até motivou intervenção do presidente francês Emmanuel Macron - porque, entre outros motivos, falhava em contexto Champions. Um título que lhe faltava, 'cansado' de 'apenas' ser campeão de França.
PSG que tem, esta época, uma outra aura vencedora depois de eliminar Liverpool, Aston Villa e Arsenal para chegar à final de Munique. Em 2020 chegou à final de Lisboa, mas acabou por perder para o Bayern, na época passada caiu nas meias-finais com o Dortmund, enquanto os merengues ergueram mais uma Taça em Wembley. Presumo que essa também terá visto pela televisão, como vai fazer agora...
Está muito em voga a expressão ‘lei do ex’, que terá tido origem no Brasil: é uma forma de falar numa espécie de maldição do ex-jogador - logo após sair de uma equipa, marca golos contra ela pela nova formação. Neste caso, o ex é o PSG, cuja estrutura terá chorado, por um lado, a perda de um investimento e a poupança de salários, por outro, sentido um certo alívio. O PSG foi 'deixado', mas estará agora a rir por último.
Se analisarmos declarações do treinador Luis Enrique, em estado de graça, ao longo da época, e de alguns jogadores, a saída de Mbappé foi como fugir de um buraco negro, que tudo sugava à sua volta. Agora, a formação onde brilham, entre muitos outros, Nuno Mendes, Vitinha e João Neves, é mais equipa. E foi com esse espírito que chegou à final, onde vai defrontar o Inter.
Assim, imagino que Mbappé, que mais cedo ou mais tarde levantará o troféu, prepare uma mesa com baguette e rilletes de porco pensando na ironia que esta época ofereceu."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!