Últimas indefectivações

terça-feira, 2 de abril de 2024

O que o Estoril fez com o FC Porto é único e talvez irrepetível


"Vasco Seabra, 40 anos, junta-se a um pequenino clã formado por Jurgen Klopp, Rúben Amorim e Peter Bosz

A dúvida que o José Manuel Delgado, meu camarada jornalista em A BOLA, tem no seu Ás do meio na página de opinião, levou-me a curta investigação. Não sei, porém, se a dúvida ficará desfeita. Se excluirmos Belenenses (grande até final dos anos 80) e SC Braga (grande nas duas últimas décadas), apenas duas equipas tinham vencido, três vezes numa mesma época, FC Porto, Sporting ou Benfica, os tradicionais três grandes. Aconteceu com Académica em 1968/1969 (com Viegas, Rui Rodrigues, Vieira Nunes, Mário Campos, Vasco Gervásio, Nene e Manuel António nos três triunfos) e Rio Ave em 2012/2013 (Oblak, Lionn, Marcelo, Braga, Edimar, Wires, Tarantini, Del Valle nas três vitórias), treinados, respetivamente, por Maló e Francisco Andrade no primeiro caso e por Nuno Espírito Santo no segundo. Sempre frente ao Sporting.
Poderíamos, pois, dizer que este triplo triunfo do Estoril sobre o FC Porto iguala as sequências de Académica e Rio Ave. Porém, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, como diz o povo. E a razão é simples: há 55 anos, o Sporting terminou o campeonato na 5.ª posição com os mesmos 30 pontos da… Académica e há 11 anos concluiu a Liga no 6.º lugar com os mesmos 42 pontos de… Rio Ave. O que o Estoril fez nesta temporada frente ao FC Porto é único. Os dragões estão no 3.º lugar da Liga, ainda sonham (muito remotamente) com a vitória no campeonato ou com a chegada ao 2.º lugar (não menos remotamente, pois já não jogará, por exemplo, com o Benfica) e há um fosso de nada menos de 30 (!) pontos a separar Estoril e FC Porto. Por isso, por este feito verdadeiramente único de uma equipa que continua a batalhar pela manutenção, aqui ficam os nomes dos heróis destas três vitórias: Mangala, Wagner Pina, Rodrigo Gomes, Heriberto Tavares, Cassiano, João Marques, Volnei Feltes e João Carlos. E claro do homem que liderou esta sequência: Vasco César Freire de Seabra, 40 anos.
Quantos treinadores ganharam mais de duas vezes ao FC Porto de Sérgio Conceição? Quatro: Jurgen Klopp (líder da Liga inglesa, com 5), Rúben Amorim (líder da Liga portuguesa, com 4), Peter Bosz (líder da Liga neerlandesa, com 3) e Vasco Seabra (11.º da Liga portuguesa, com 3). Ninguém sabe o que o futuro reservará para Vasco Seabra, até porque o Estoril continua na luta pela manutenção, terá de jogar ainda com Sporting (1.º), SC Braga (4.º) e Moreirense (6.º), por exemplo, sendo que ainda poderá descer. Mas o que o Estoril fez em 2023/2024 é único e muito dificilmente repetível nos próximos anos."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!