Últimas indefectivações

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Tudo nas nossas mãos


"É cedo para o afirmar, mas é possível que venhamos a estar perante uma bonita luta a dois (Benfica / Sporting), até ao fim, pelo Campeonato Nacional de 2023/24. E dependesse a conquista do título de um triunfo em Alvalade, eu assinava já por baixo todos os restantes resultados.
Nos últimos onze anos, em partidas da Liga, só uma vez saímos de lá derrotados (à porta fechada, com um golo de Matheus Nunes aos 94 minutos). E seria preciso recuar até 1982, a Bento e a Manuel Fernandes, para encontrarmos um título lisboeta. Cedemos, desde então, em muitos confrontos com o FC Porto - uns mais acesos do que outros, e nem todos jogados apenas dentro das quatro linhas. Sempre que a luta se circunscreveu à 2.ª Circular, levámos a melhor. Foi assim em 1994 (no ano dos 3-6), em 2005 (o do golo do Luisão), em 2014 (contra a equipa de Leonardo Jardim) e em 2016 (com Mitroglou a decidir, e Bryan Ruiz a falhar). Nas poucas ocasiões em que o Sporting venceu cedo ficámos afastados, e a 'guerra' foi entre eles (e também com o Boavista em 2002). O confronto directo é nosso.
Apesar do que se viu até aqui, e mesmo com o FC Porto-SC Braga daqui a dois dias, não sabemos se a luta por este Campeonato ficará circunscrita a Lisboa. E o dérbi é só em Abril. Como não estamos ainda no 1.º lugar, podemos e devemos mentalizar-nos para chegar a essa jornada (a 28.ª), pelo menos, na situação classificativa em que agora nos encontramos. Para tal é preciso ganhar e ganhar e ganhar, não esperando, nem contando, com escorregadelas de terceiros.
O foco está, mais do que nunca, na nossa equipa, no seu crescimento, e nas vitórias em teremos de alcançar semana a semana. Desde já, com o Rio Ave na Luz, a abrir uma sequência de quatro jornadas com três jogos em nossa casa."

Luís Fialho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!