Últimas indefectivações

sexta-feira, 5 de julho de 2019

As bases e a exigência

"Quando nos apresentaram e nos deram o Benfica quando ainda estávamos no processo de escolher este ou outro clube apresentaram-nos um clube que sempre teve a exigência máxima. Ser do Benfica é ser campeão, ser do Benfica é ganhar ou pelo menos ter a consciência que vamos tentar ganhar tudo em que nos metemos. Sempre foi esta a mentalidade e faz tão parte do adn Benfiquista como faz o Eusébio. Se nos metemos lá é para ganhar, ou pelo menos pensar assim mesmo que não o consigamos.
Apesar disto, muitas vezes temos de ser pragmáticos e considerar as circunstâncias em que estamos na altura.
Tomemos como exemplo esta passada época de futebol. A época em Janeiro já estava perdida para a maior parte de nós, eu incluído, apesar de estarmos ainda em todas as competições(não estávamos na champions mas ainda assim estávamos numa prova europeia) mas poucos acreditavam que conseguíssemos ganhar alguma delas. Aí as expectativas eram baixas, até a taça de Portugal ou da Liga já eram um prémio de consolação para uma época desastrosa. Entra Bruno Lage, começamos a jogar, a exigência sobe, e de que maneira. Secalhar no início não acreditávamos no campeonato, a distância ainda era grande, mas pelo menos a taça da liga ou mesmo a taça de Portugal já pensávamos mais ao alcance. Ficámos tristes com a eliminação das duas porque tínhamos nesse momento reais hipóteses de as ganhar, se estivéssemos a jogar como jogamos a primeira metade de época penso que aa desilusão seria menor porque seria uma coisa já meio esperada. A taça da liga foi o que foi, mas na taça de Portugal tivemos toda a culpa tal como na liga europa.
Lá veio o campeonato e tudo acabou a bem. Não sei se têm noção o feito que foi ganhar o campeonato nesta última época, porque nem eu tenho real noção disso mas foi pelo menos um feito que ninguém antes tinha feito cheio de records.
Para haver uma hipótese de ganhar ou ser candidato a algo tem de haver pelo menos uma base estável onde começar o trabalho, o trabalho tem de ser pensado antes, tem de ter um princípio, um meio e um fim, tem de haver um caminho pensado e todos os dias caminhar até lá.
Esta época não houve isso. Lage pegou numa equipa partida e desfeita com jogadores que não foi ele que os escolheu e mesmo assim conseguiu este feito. Como tal tínhamos de adaptar as nossas expectativas à situação, ganhar o campeonato já foi até mais do que imaginávamos em Dezembro. Perder as taças passou a algo secundário, derivado das circunstâncias. Esta época a história é diferente. O plantel está estável, houve muitas renovações, a maioria do plantel vai ser o mesmo, o treinador vai ser o mesmo, com a mesma forma de trabalhar que a maioria dos jogadores já se habituou, pelo que a nossa exigência este ano terá de ser maior também. Este ano há desde o início todas as condições e ferramentas para fazer uma época brilhante. Este ano a exigência tem de ser ganhar tudo nacional e fazer uma boa e digna prestação na Europa, para mim o mínimo dos mínimos aqui serão os oitavos da champions, se bem que estando num 3o pote e calhando um grupo daqueles possa vir a ser complicado. Mas ainda assim não podemos passar mais um ano a ser humilhados na europa, fazer o que conseguimos e deixar boa imagem.
Esta época tem de ser uma época à Benfica e para mim não admito nada menos que isso porque, lá está, todas as condições para tal acontecer estão finalmente reunidas, a exigência está mais alta que nunca, como sempre nos habituaram, e como o Benfica tem de ser.
Não há desculpas, isto é o Benfica. Venha o bi, venha o Jamor, venha aquela taça que parece que agora já é importante e venham grandes noites europeias.
Venha o Benfica."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!