Últimas indefectivações

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

As palavras nem sempre chegam só das ideias...

" 'Talvez que as palavras nos escondam
mais coisas invisíveis do que, afinal, nos
revelem apenas aquilo que é óbvio'
Albert Camus

No passado fim de semana, fiquei positivamente agarrado à intervenção do Presidente Luís Filipe Vieira, perante o conjunto dos profissionais responsáveis que trabalham nos equipamentos do Caixa Futebol Campus, transmitida em directo pela BTV.
Aparentemente, tratar-se-ia, apenas, de mais um discurso de circunstância do responsável máximo por uma obra, já de si, notável, que tem gerado resultados extraordinários, para coroar um evento especial naquelas instalações de excelência. Mas, realmente, não foi, de todo, apenas isso.
Luís Filipe Vieira subiu ao palco e, depois de ter historiado, de improviso, a evolução do Caixa Campus com absoluto conhecimento de causa e inteira simplicidade, deixou falar o coração. E foi aí que tudo se transformou. A força das palavras pode vir apenas da força das ideias. E os conceitos do Presidente do Benfica acerca da história e aos desígnios do Clube, das aspirações dos seus Sócios e adeptos, das capacidades dos staffs e das missões dos técnicos e atletas são, evidentemente, muito sólidos e seguros. O seu profundo conhecimento sobre tudo o que se passou e vai acontecendo no complexo do Seixal, que ele próprio idealizou e fez construir e desenvolver, permite-lhe, evidentemente, o mais completo à-vontade em qualquer tipo de análises especializadas acerca de qualquer área de trabalho, ou a respeito de todos os fenómenos relacionados com a vida do vasto centro de treinos e estágios e com as carreiras profissionais das centenas de profissionais que o frequentam. Por isso, não me admirei da natural fluência e espontaneidade de intervenções, sem recurso a quaisquer apontamentos escritos.
Mas, neste caso, a singularidade do discurso do Presidente esteve no facto de que muito mais da força das palavras que proferiu lhe ter chegado, também, do coração.
O afecto, a dedicação, o amor, a paixão pelo Benfica (e o orgulho que sente pelo seu próprio trabalho) vieram trazer uma poderosíssima carga de significados e de emoção ao trecho final desta sua impressionante intervenção.
Nenhum Benfiquista pode ter ficado impassível perante a genuína emoção de Luís Vieira: ela foi a expressão genuína de mais de dezoito anos de um admirável mix em que ele sempre soube conjugar um agudo sentido da histórica força colectiva da instituição Sport Lisboa e Benfica, com ousadas visões estruturais para redefinir um novo e formidável futuro para o Clube e o seu universo, mediante um generoso trabalho sempre constante, devotado e profícuo na determinada perseguição dos objectivos sucessivamente alcançados e renovados. Não é sempre, nem é comum, que se possa ouvir e ver um testemunho assim, tão carregado de razão e emoção, quando a emoção credibiliza a razão, porque a própria mente se deixa validar pelo coração. E de cada vez que isso acontece, Camus não tem razão."

José Nuno Martins, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!