Últimas indefectivações

terça-feira, 3 de maio de 2016

Do relvado para os palcos

"O homem que se revelou ao país através do futebol e o conquistou definitivamente nos palcos: Eugénio Salvador

«O Benfica andou, desde cedo, de braço dado com o teatro». Para além de ter tido o seu próprio grupo dramático, fizeram (e fazem) parte da sua história inúmeras figuras ligadas aos palcos nacionais. É sobejamente conhecido que, entre sócios, atletas e dirigentes, o Sport Lisboa e Benfica já contou com músicos, actores e dramaturgos, entre outros. Mas, e se disséssemos que o primeiro golo do Campo das Amoreiras foi marcado por um actor de nomeada?
«Concluída a primeira étape da obra», realizou-se, a 13 de Dezembro de 1925, «a primeira jornada de futebol nas Amoreiras». Foram quinze mil as pessoas que, nesse Domingo, se deslocaram para conhecer o novo campo de jogos da capital e assistir aos desafios do Campeonato de Lisboa. Frente a frente, Benfica e Casa Pia enfrentaram-se em primeiras, segundas, terceiras e quartas categorias.
Logo no primeiro jogo da tarde as redes do novo campo foram inauguradas. «Aos 3 minutos do jogo de 4.ªs categorias», foi marcado o «1.º goal no Stadium (...) pelo mais novo representante do Benfica, Eugénio Salvador». Feito que lhe concedeu honra de fotografia de corpo inteiro na página central do periódico O Sport de Lisboa.
Eugénio Salvador Marques da Silva (1908-1992), «alfacinha de gema», foi figura de proa do teatro nacional. Actor, bailarino, dramaturgo, encenador e empresário teatral, estreou-se profissionalmente na revista Grão de Bico no Teatro Maria Vitória (1928), após ter terminado o Conservatório. Era então jogador da equipa principal do Benfica (1927/28 - 1934/35).
Filho de cenógrafo e neto de dramaturgo, «tinha o teatro na família mas foi no futebol que começou por se destacar». Aos 15 anos fez-se sócio do Sport Lisboa e Benfica pois, como o próprio afirmou, «desde que me conheço sofro de 'benfiquite'» e, pouco depois, tornou-se atleta do Clube, onde representou as equipas de atletismo e de futebol. Após quase uma década de «águia ao peito», «pendura as chuteiras aos 26 anos de idade para se dedicar a tempo inteiro à arte da representação».
No Museu Benfica - Cosme Damião, a ligação do Clube ao teatro não foi esquecida. Na área 16. Outros voos, encontra, para além de Eugénio Salvador, a referência a outros momentos e figuras que testemunham essa ligação."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!