Últimas indefectivações

sábado, 10 de janeiro de 2026

A culpa da insónia de Mourinho é de todos… menos dele


"Pode o treinador do Benfica aproveitar as noites de insónia para refletir, pois ganhou as eleições para Rui Costa mas arrisca-se a não ganhar mais nada. E está na hora de pensar bem se a culpa é mesmo de toda a gente mas nunca dele mesmo.

Uma volta para um lado na cama, outra volta para o outro, a almofada virada ao contrário, carneiros imaginários para contar… Noites mal dormidas na Margem Sul, no Seixal e em Alcochete. Janeiro e fevereiro como meses decisivos para Benfica e Sporting, os leões porque podem perder a possibilidade do tricampeonato no segundo mês do ano, o Benfica porque pode perder a época toda logo no primeiro de 2026… Não admira por isso que José Mourinho tenha insónias e que Rui Borges tenha de tomar um comprimido para conseguir adormecer e outro para acalmar os nervos de tantas lesões (outra vez) que lhe complicam a vida — e os jogos, sobretudo nas fases finais deles que é quando as pernas faltam e as opções escasseiam.
Bem pode estar José Mourinho preocupado. A Taça da Liga é aquela competição que muitos menosprezam mas que podia dar um fôlego aos encarnados num já decisivo mês de janeiro. Ganhá-la é bom mas perdê-la e sobretudo neste cenário é pior. Por isso percebe-se que o treinador esteja mal dormido, mais ainda quando na quarta-feira se joga a época dos encarnados: uma derrota no Dragão acabará com a temporada das águias. Sim, porque a Allianz Cup vai para o Minho e a Taça de Portugal passaria a ir para outro lado mas não a Luz… e sejamos sinceros, o campeonato é algo que está já a muitos pontos de distância e ainda para mais com dois adversário para recuperar... Ou seja, seguir-se-iam quatro meses sem possibilidades de troféus para ganhar, uma eternidade desesperante para qualquer benfiquista que não se pode contentar apenas com uma Supertaça e a luta pelo segunda lugar (mesmo que valha a Champions).
Bem pode também José Mourinho aproveitar as noites sem sono para refletir, pois ganhou as eleições para Rui Costa mas arrisca-se a não ganhar mais nada. E está na hora de o treinador pensar bem se a culpa é mesmo de toda a gente, jogadores, árbitros, administração (houve ali recados para dentro), mas nunca dele mesmo… Tomemos como exemplo três jogos, que não necessariamente derrotas mas todos com más primeiras partes: Atlético, Sporting e SC Braga — o mesmo discurso do treinador sem nunca um assumir de responsabilidades…
A favor de José Mourinho, só se adormecer um pouco para descansar as ideias e acordar num sonho de vitória no clássico da próxima semana…Ou então, bem me parece que a época do Benfica acaba por aí.
Com poucas horas de sono está também Rui Borges. O treinador do Sporting enfrenta a pior fase desde que chegou a Alvalade em 26 de dezembro de 2024. Mais ainda do que os meses de fevereiro e março de 2025 também marcados pelas lesões. Porque nessa altura ia na frente e agora corre atrás. Chegando ao Dragão no dia 8 do próximo mês a esta distância dos azuis brancos, não lhe resta outra margem que não a vitória: empate faz do tri uma miragem, derrota missão impossível — pode ser que sobre a Taça, fica a luta pela Champions, pode não ficar o último ano de contrato renovado pelo título de 2024/2025…
Mas merece Rui Borges ter um pouco mais de sorte. Mesmo com uma equipa inteira indisponível não se queixa, não se desculpa com árbitros (e há quem o faça mesmo sem razão para tal), procura soluções onde muitas vezes não há. Olhar para o seu ar no banco de suplentes nas fases finais dos jogos com o Gil Vicente e com o Vitória de Guimarães foi ver imagem de resignação e de impotência, porque na hora do cansaço não havia qualidade (nem mesmo quantidade) para refrescar. E com isto tudo, até quem o ajudou foi… Mourinho: a derrota com o SC Braga em Leiria e sobretudo o seu discurso tiveram o dom de meter a derrota leonina para segundo plano e dar espaço para o leão trabalhar tranquilamente em Alcochete."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!