Últimas indefectivações

domingo, 22 de junho de 2025

Um primeiro olhar para a Premier League 2025/26


"Já há calendário definido e, como sempre, o sorteio ditou sortes distintas e desafios imediatos. A emoção arranca a 15 de agosto, com o campeão Liverpool a receber o Bournemouth em Anfield, mas os temas de maior interesse começam muito antes da bola começar a rolar. Entre regressos esperados, estreias em novos estádios e duelos de alto risco, há desde já muito para analisar

O Arsenal parece condenado a enfrentar um arranque repleto de obstáculos. Depois de três temporadas consecutivas a terminar no segundo lugar, os adeptos esperavam um início mais acessível, capaz de embalar a equipa rumo a um título tão desejado quanto adiado. Em vez disso, o calendário atirou os Gunners diretamente para Old Trafford na 1.ª jornada. E nas primeiras seis rondas, enfrentam quatro equipas do top-7 da época passada, incluindo visitas a Anfield e a St. James' Park, além da receção ao Manchester City.
Esta exigência obriga o conjunto de Mikel Arteta a preparar-se com intensidade na pré-época e a acelerar processos no mercado de transferências. Após um início de defeso discreto, a direção do clube vê-se agora sob pressão para agir rapidamente - sob pena de ver o título escapar antes de setembro terminar. Em maio, escrevi aqui n’ A Bola que seria um erro estratégico o Arsenal não fazer tudo ao seu alcance para contratar Viktor Gyokeres. Na minha opinião, o avançado sueco é a peça que falta para elevar o patamar competitivo da equipa e permitir-lhe, finalmente, deixar de ser vice para se tornar campeão. Acredito que nos próximos dias haverá fumo branco quanto à sua ida para Londres.
Noutro plano, quase uma década depois, o Sunderland está de regresso ao principal escalão do futebol inglês. Num contexto em que muitas das promovidas têm sido despromovidas de imediato, os Black Cats têm pela frente o desafio de contrariar a tendência. O sorteio até foi generoso: recebem o West Ham na jornada inaugural, visitam o Burnley na segunda, e só enfrentam um adversário do top-5 da época anterior a partir de outubro.
Régis Le Bris tem trabalho árduo pela frente, mas as circunstâncias oferecem-lhe uma oportunidade preciosa para construir confiança e amealhar pontos antes da entrada em cena dos gigantes. Um bom arranque pode fazer toda a diferença.
Se em Londres há algum receio perante um início de época desafiante, em Manchester não reina propriamente tranquilidade. O calendário do Manchester United também é tudo menos simpático. Depois de receberem o Arsenal, os Red Devils de Rúben Amorim defrontam o Manchester City e visitam o Chelsea, tudo nas primeiras cinco jornadas. Amorim, que chegou a meio da época passada e não conseguiu travar o declínio deixado por Ten Hag, tem agora a oportunidade de liderar uma pré-época, ajustar o plantel e impor a sua identidade.
O 15.º lugar de 2024/25 tem de ser rapidamente apagado da memória. A história do Manchester United exige mais. Qualquer eco de repetição será insustentável. O estilo, as ideias e os resultados precisam de aparecer. As casas de apostas não acreditam no sucesso de Amorim - há até quem preveja a sua saída antes do Natal. Mas eu acredito. Se há treinador capaz de recolocar o United na rota dos títulos, é Ruben Amorim. Dêem-lhe os meios necessários e, com a sua competência, ele fará o clube crescer. Não creio que o título inglês esteja ao alcance já esta época, mas um quinto ou sexto lugar seria um importante sinal de progresso.
Ainda em Londres, o Tottenham inicia um novo ciclo com Thomas Frank ao leme, depois da saída de Ange Postecoglou. O sorteio colocou-lhe pela frente um desafio aparentemente acessível: em casa, frente ao recém-promovido Burnley. Mas o dinamarquês sabe que não pode vacilar. Do outro lado estará Scott Parker, que já levou três equipas diferentes à Premier League e construiu uma autêntica fortaleza em Turf Moor: apenas 16 golos sofridos em 46 jornadas na época passada - um recorde no futebol inglês. É mais um lembrete de que, na Premier League, não há jogos fáceis, nem no papel.
Em Liverpool, abre-se um novo capítulo para o Everton, que se despede de Goodison Park e dá as boas-vindas ao Hill Dickinson Stadium, com capacidade para mais de 52 mil espectadores. A estreia no novo recinto acontece na 2.ª jornada, frente ao Brighton. Antes disso, os Toffees visitam o Leeds. David Moyes, de regresso ao comando técnico, conseguiu evitar a descida na temporada passada e sonha agora com uma época mais estável, condizente com a grandeza do clube - e num estádio à altura dessa história.
O campeão Liverpool, sob comando de Arne Slot, começa a defesa do título frente ao Bournemouth. Já o Manchester City, de Guardiola, inicia a época diante do Wolves, treinado por Vítor Pereira. Na 4.ª jornada, há reencontro com o Arsenal e, logo depois, dérbi de Manchester em setembro. Com Rodri de regresso, Bernardo Silva a envergar a braçadeira de capitão e reforços promissores, os “Citizens” parecem prontos para recuperar o domínio perdido para os rivais de Merseyside.
A temporada arranca a 15 de agosto e termina a 24 de maio, com a habitual jornada final disputada em simultâneo. Está prevista uma pausa de inverno, sem jogos na véspera de Natal, e os jogadores terão, no total, 83 dias de descanso ao longo da época. A Premier League procura, assim, mitigar o desgaste físico e evitar as críticas à sobrecarga competitiva - tendo em vista, também, o Mundial de 2026, que começa logo em junho. Resta ver que impacto terá, já numa fase mais crítica da temporada, a participação de Manchester City e Chelsea no novo Mundial de Clubes que decorre neste momento nos Estados Unidos.
O calendário está definido e as primeiras histórias começaram a ser escritas. Se o futebol inglês continua a ser o mais seguido e mediático do planeta, muito se deve à sua competitividade, intensidade e imprevisibilidade semana após semana. E esta nova época promete manter - ou até elevar - esse padrão."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!