Últimas indefectivações

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Um encontro entre velhos e amigos rivais


"Em 1980, os veteranos Europeus do Benfica e do Sporting disputaram um desafio de futebol, com muita boa-disposição à mistura

O 26.ª aniversário do antigo Estádio da Luz foi comemorado com um vasto programa, em que o momento muito esperado foi um jogo entre glórias de Benfica que conquistaram o bicampeonato europeu, em 1962, e as do Sporting que venceram a Taça das Taças, em 1964. Ou quase, pois não 'pôde ser rigorosamente assim, mas andou lá perto'. Também estiveram presentes membros da equipa técnica do Benfica da altura, como Fernando Caiado (treinador adjunto de Béla Gutmann), o médico Dr. José Pinho e o massagista Hamilton Marques.
Antes do encontro, almoçaram todos juntos no restaurante do Estádio, apesar de que muitos tivessem preferido que tivesse sido um jantar, para comerem e beberem à vontade. O almoço foi marcado pelo bom convívio, disposição e recordações dos bons velhos tempos, com os jogadores de ambas as equipas a trocarem gracejos entre si. Eusébio não pôde ficar até ao fim, porque tinha de ir orientar 'os meninos da sua escola de jogadores (que) iam participar na festa da Luz'. Era visível que era 'agora, um homem realizado', apesar de que o mais difícil de lidar, na sua opinião, eram 'os papás e as mamãs' que queriam por força que os jovens pupilos jogassem.
Chegou, finalmente, 'a hora do jogo' e os craques foram 'para as cabinas'. Pérides, antigo jogador de ambos os emblemas e na altura técnico das camadas jovens benfiquistas, saltou 'de cabina para cabina', mas acabou por ingressar na equipa leonina, visto que fora um dos jogadores da Taça das Taças. José Águas preferiu ficar de fora, como fiscal de linha, por questões de saúde. Fernando Caiado alvitrou. 'Agora, não desatem para lá a correr feito malucos. Com calma, devagarinho, não se entusiasmem'. As bancadas estavam muito  bem-compostas, quase tanto como no do dérbi da equipa principal dois dias antes, e o público pôde assistir a um jogo 'bem curioso de seguir'. O Sporting começou melhor, chegando ao intervalo a vencer por 0-2, com golos de Oliveira Duarte e Osvaldo Silva. Mas, na segunda parte, Eusébio marcou 'num tiro à Eusébio e criou os outros dois golos para José Augusto', que ditaram a vitória encarnada por 3-2 e que fizeram com que o Benfica recebesse a taça em disputa. E 'confirmando a forma amigável como o jogo se desenrolou, os jogadores de ambas as equipas 'enfiaram' pelo mesmo túnel em direção às cabinas. Num Benfica - Sporting...'.
Saiba mais sobre o bicampeonato europeu na área 12 - Honrar o País, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!