Últimas indefectivações

domingo, 11 de agosto de 2024

Concussões cerebrais: as vantagens da nova lei


"As substituições permanentes por concussão (pancada na cabeça) serão introduzidas nas leis do futebol para a época 2024/2025, após decisão do International Football Association Board (IFAB).
A medida, que foi testada em várias competições como a conceituada Premier League, entrou em vigor a 1 de julho de 2024, mas assume um caracter opcional, competindo à Federação/Liga de cada país a sua implementação ou não.
Se implementada, as equipas poderão utilizar substituições adicionais permanentes, uma por jogo, se algum jogador apresentar sinais de concussão, independentemente do número de alterações já realizadas.
- A implementação da medida em Portugal será um grande passo para garantir uma maior e efetiva proteção da saúde dos atletas num tema tão controverso como é a gestão clínica da concussão no terreno de jogo.
- Esta revisão do IFAB, fundamentada na extensa pesquisa médica sobre o bem-estar dos jogadores de futebol e coerente com recomendações de painéis de peritos como o Concussion Sport Group, apresenta várias vantagens:
- Impede que um jogador sofra outra concussão na partida, o que pode ter consequências graves; - Envia uma mensagem forte – "em caso de dúvida, sente-os" – que maximiza o bem-estar dos jogadores;
- Permite que o jogador seja substituído sem desvantagem numérica/tática da equipa, priorizando assim o bem-estar do atleta;
- Reduz a pressão sobre a equipa médica para tomar uma decisão rápida;
- É simples de implementar e pode ser aplicável a todas as divisões do futebol, incluindo ligas inferiores, onde geralmente não há médicos ou pessoal medicamente qualificado.
As evidências médicas sugerem que não há tempo suficiente durante o jogo para realizar uma correta avaliação do estado do jogador pelo que, em caso de suspeita de concussão, o atleta deve sempre sair de campo.
A revisão do IFAB às leis do futebol prioriza a saúde e bem-estar dos atletas, protege a sua integridade física e salvaguarda a adequada avaliação clínica dos jogadores por parte dos corpos médicos de cada clube."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!