Últimas indefectivações

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Coisas que não mudam


"1. Fernando Pimenta, João Ribeiro e Messias Baptista. Três nomes de ouro do desporto português, três nomes de ouro do Sport Lisboa e Benfica. Nem mais nem menos do que três campeões do mundo. Pimenta, Ribeiro e Baptista, excelências do projeto olímpico do nosso clube.

2. Dos mundiais de canoagem que decorreram em Duisburgo, na Alemanha, três benfiquistas saíram campeões do mundo. Fernando Pimenta em K1 1000, João Ribeiro e Messias Baptista em K2 500. Pimenta, não satisfeito, trouxe ainda a medalha de prata em K1 5000 e a medalha de bronze em K1 500. Que campeões.

3. A equipa de futebol do Benfica somou a sua segunda vitória no Campeonato no decorrer de um jogo em que se apresentou com duas caras. Foi com naturalidade que o Benfica chegou aos 0-2 no campo do Gil Vicente e, depois, foi com ansiedade, enorme ansiedade, que o Benfica consentiu a reentrada do Gil Vicente na discussão do resultado. Que a vitória tangencial em Barcelos encerre várias lições da maior e iminente utilidade. O próprio treinador do Benfica se referiu a isso mesmo no final do encontro: 'Penso que podemos aprender com este jogo, pois tivemos de lutar até ao fim'. Neste jogo e em todos os próximos jogos, lutar até ao fim é a receita.

4. O presidente do FC Porto assinou num dia destes o editorial de uma publicação oficial do seu clube onde se reproduzia a seguinte frase de sua alegada autoria: 'Há coisas que nunca mudam'. Não há como não lhe dar carradas de razão. Há coisas, de facto, que nunca mudam.

5. Como, por exemplo, a ocorrências do jogo Rio Ave - FC Porto da última jornada do campeonato que nos abstemos de descrever em nome da paz mundial e, também, porque as ocorrências verificadas (e, felizmente, televisionadas) já foram amplamente descritas em todas as plataformas de comunicação. E, sim, há coisas que nunca mudam. Até um dia, naturalmente. Mas quando? Quando?

6. Este campeonato nacional de futebol de 2023/2024 tem a rodeá-lo um conjunto de circunstâncias que o tornam especial e especialmente importante para o seu vencedor. Essas circunstâncias são do conhecimento geral. Em 2024/2025 só haverá uma equipa portuguesa qualificável para o Liga dos Campeões, o futuro campeão deste campeonato já em curso. Toda a gente sabe o que isto significa. Sabem os adeptos, sabem os jogadores, sabe a imprensa, sabem os dirigentes, sabem os tratadores da relva e sabem os árbitros.

7. No sábado, o Benfica volta à Luz para receber o Vitória Sport Clube. Receber, respeitar, ganhar. É isto, não tem mais nada que saber. É o Benfica."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!