Últimas indefectivações

terça-feira, 12 de abril de 2022

A troca de chuteiras por patins


"Livramento começou pelo futebol, mas dispensou as chuteiras para calçar os patins, um jogador ímpar no hóquei

António José Parreira Livramento mudou-se ainda novo para Lisboa e acabaria por viver no bairro de Benfica, onde viria a cruzar-se com o treinador Torcato Ferreira, que era orientador das escolas de jogadores de futebol no Clube Futebol Benfica.
Torcato viu-o jogar muito novo, por volta dos 10 anos, e desafiou-o a entrar nos rinques do hóquei em patins. Nos juniores do Sport Lisboa e Benfica o seu talento começava a chamar a atenção. Em 1960, foi chamado pela primeira vez à seleção nacional de juniores e conquistou o campeonato europeu, um feito muito importante para impulsionar a sua carreira de 14 épocas ao serviço do Clube.
Nessa altura, com 17 anos, foi um dos quatro benfiquistas selecionados de forma imediata: 'Já na fase final da preparação Jorge e Livramento foram considerados indispensáveis na seleção, e o acerto da escolha ficou bem provado com as magníficas exibições realizadas por ambos, no decorrer do Campeonato em que Portugal arrebatou brilhantemente o título a Espanha', lê-se na revista O Benfica Ilustrado de Novembro de 1960.
Livramento foi considerado o melhor marcador do Campeonato com 6 golos marcados nos jogos contra França, Bélgica e Holanda: 'Franzino, imberbe, toneladas de habilidades, uma revelação de todo o tamanho, e temos Livramento', relatava uma notícia do jornal O Benfica de 20 de Outubro de 1960.
Considerado por todos os críticos, jogadores e público como o melhor jogador do Campeonato da Europa de Juniores, os elogios imortalizaram-se nas páginas dos jornais: 'Um jovem com talento invulgar para praticar hóquei em patins. Desde as fintas desconcertantes até ao seu auto-sentido de bem jogar, tudo nele cheira ao jogador especial'.
Depois dessa grande conquista europeia, a jovem promessa do Clube viu a sua carreira ascender de uma forma rápida. O seu nome foi escolhido pelo selecionador nacional António Raio, para a equipa de seniores: 'Chamado a jogar contra França e Espanha, António Livramento fê-lo de maneira a confirmar as suas excelentes qualidades para a prática do hóquei em patins, defendendo com brilho a equipa das quinas e dando razão ao selecionador nacional sobre a sua chamada à equipa de todos nós', noticiou o jornal O Benfica de 10 de Novembro de 1960, que revelou ainda que estes foram os primeiros voos internacionais deste jovem.
Para saber mais sobre António Livramento, visite a área 2 - Joias do Ecletismo, no Museu Benfica - Cosme Damião."

Cláudia Paiva, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!