Últimas indefectivações

quinta-feira, 14 de abril de 2022

A fantasia de Anfield


"O Benfica nunca ousou sonhar demasiado, mas competiu e ameaçou a tranquilidade do Liverpool, que se apresentou com várias mudanças na equipa titular. Com golos de Gonçalo Ramos, Roman Yaremchuk e Darwin Núñez, os lisboetas empataram em Anfield, por 3-3, e dizem adeus à Liga dos Campeões. O espírito da ficção científica, com golos que não contaram e outros que ressuscitaram, esteve presente

Quase, quase em cima do derradeiro apito, Darwin Núñez meteu a bola na baliza de Alisson pela terceira vez. Pela terceira vez, a bandeirola subiu, ainda que numa dessas vezes tenha sido desautorizada pela tecnologia que agora é quem mais ordena. Nessa tal última vez, que seria o 4-3 para os lisboetas, já sorrindo como quem não tem forças para contestar ou irritar-se, aceitou a realidade em vez de rebelar-se. E bateu no símbolo que engrandecia aquela camisola branca, mirando os adeptos do clube que representa. Não vale a pena especular demasiado sobre o significado, mas este futebolista talvez saiba uma coisa ou duas sobre superação, sobre não baixar braços, sobre atrever-se a querer. No fundo, sobre dignidade. Para além da carinha laroca, numa tradução abusiva das palavras de Klopp, o uruguaio é o fogo do Benfica. E foi-o outra vez.
Anfield nem uivou como é hábito. Talvez ainda enlutado pelo rigoroso e emocionante minuto de silêncio em homenagem das 97 vidas que se perderam na tragédia de Hillsborough, em 1989, o tal reservatório de tantas verdades e paixões parecia apático, ou sobranceiro sabe-se lá, como se estivesse tudo resolvido. O Benfica, bom e caótico, pelo menos nas bolas paradas e em alguns momentos defensivos, saiu do relvado de Liverpool na mesma situação em que entrara: com dois golos de desvantagem, mas com uma festa de futebol pelo meio (3-3).
Em comparação com o jogo na Luz, Jürgen Klopp só deixou em campo Alisson, Konaté, Keita e Luis Díaz. É que, entre 5 e 19 de abril, o calendário foi e é o seguinte: Benfica, Manchester City, Benfica, Manchester City, Manchester United. Não é brincadeira. Já Nélson Veríssimo apostou em Diogo Gonçalves para substituir Rafa, uma ausência que funcionava como uma das piores notícias possíveis.
O jogo começou com ritmo ameno, com os portugueses a tentarem ter alguma bola. Já não há frescuras como nos tempos de Fernando Tomé, o senhor que resolveu o Vitória-Liverpool para a Taça das Cidades com Feiras, em 1969, e que relatou à Tribuna Expresso como os de vermelho iam sempre para trás, receosos. Mesmo assim, o mais longe possível dessa variante de distopia, este Liverpool dividiu o jogo e permitiu muitos momentos com bola ao Benfica, que até foi a primeira equipa a criar perigo, por Everton. Diogo Jota, isolado por Roberto Firmino, tentou responder, mas Vlachodimos, num ato de bravura, mergulhou nos pés do português e cancelou o rugir de Anfield.
O Liverpool estreou o marcador mais uma vez de bola parada, mais uma vez pelo central Konaté. O canto foi batido por Kostas Tsimikas, um lateral canhoto que deu muito boa conta do recado. Anfield despertou, mas sempre contido.
O vão festival do golo de Darwin começou pouco depois. Cara à cara com Alisson, descaído pela direita, picou a bola como um belo, raro, arco-íris e como se ele fosse um futebolista com 15 anos de Liga dos Campeões, tal foi a certeza e a serenidade. Mais à frente, para além do golo anulado revertido e que valeu golo, voltou a colocar a bola na baliza do guarda-redes internacional brasileiro. Está num soberbo momento de forma, mesmo que tenha decisões e entendimentos do jogo por apurar, e não subestima o trabalho defensivo, incomodando os centrais, aparecendo depois onde gosta, pela esquerda.
Luis Díaz, ora errático ora cavalgador imparável, ia assinando bons momentos. O meio-campo do Liverpool com Henderson, Keita e Milner nunca foi muito fino, algo que mudaria com Thiago e Fabinho na segunda parte. E o Benfica marcou, numa altura em que os reds tinham 61% do tempo a bola nos pés. Graças a um ressalto, Gonçalo Ramos, admirador de Thomas Müller, apareceu isolado e enviou um tiro preciso e seco para as redes da baliza de Alisson, 1-1. O relógio miava 32 minutos.
Adel Taarabt estava muito mais fiável do que na Luz, melhor com bola e precioso em algumas conduções. Grimaldo, que tirou o pão da boca de Luis Díaz quando se preparava para fazer mais um golo, voltava a apresentar-se a um nível importante. Nicolás Otamendi, imperial nos duelos, foi novamente o patrão da defesa, que aqui e ali claudicou.
Ao intervalo, numa mensagem positiva para dentro do campo, Veríssimo retirou Diogo Gonçalves e colocou Roman Yaremchuk, um avançado puro, o que significava o deslocamento de Darwin para a esquerda. Mais espaço e tempo para a fera. O jogo recomeçou morno, tal como começara. E, sem grande interesse, chega-se a mais um golo, após alguns erros da defesa do Benfica, que vê a bola sobrar para Jota: o português cruzou ao segundo poste para Roberto Firmino, 2-1. Golo fácil para o brasileiro.
Klopp, talvez para reativar as pernas dos seus futebolistas para o jogo da Taça de Inglaterra que vem aí contra o City, lançou Salah, Fabinho e Thiago. O nível subiu um pouco, mais tecnicamente do que de ritmo. Sadio Mané entraria pouco depois. No meio-campo do Liverpool já se testemunhava uma fluidez diferente. Firmino assinou o 3-1, aos 65’, mais uma vez de bola parada, outra vez por Tsimikas.
Nesta fase, Gonçalo Ramos parecia estar já destruído fisicamente, mas o papel do médio-avançado-faz-tudo é muito interessante e até em certas coisas tem realmente semelhanças a Müller. A inteligência para interpretar o espaço e a decisão certa sensível ao coletivo são dois exemplos. Falta mais golo, que sempre teve na verdade, mas o trabalho exigente que lhe pedem é outro, ora defensivo, ora a ligar médios e avançados. É a cola da equipa muitas vezes. Entre cansaços alheios, lançado por Grimaldo, Yaremchuk driblou Alisson e reduziu para 3-2 (foi necessária a intervenção do VAR, já que a bandeirola voltou a esvoaçar naquele céu). Nota para a movimentação de Grimaldo na saída de bola lá atrás, deixando Salah aos papéis.
O 3-3, já com o debutante Paulo Bernardo em campo, chegou aos 82’, por Darwin, depois de uma má receção do isolado João Mário. O gesto técnico, a enviar a bola para o poste mais longínquo, foi delicioso. Logo, logo a seguir, o uruguaio só não festejou mais um golo porque o braço de Alisson é enorme e evitou o 4-3 para os visitantes. Darwin, que leva seis golos nesta competição, preparava-se para celebrar. É fogo.
Até ao final, para além do golo anulado a Mané e das várias substituições, pouco mais há a relatar. Foi uma bela viagem a Anfield, onde se sonhou, competiu, viu-se fantasmas meterem e tirarem golos, onde se ousou tentar algo, quase como no que é fabuloso, de ficção científica. Desta vez não deu, mas o futebol vive de camadas, de pele e de histórias, e de regressos a palcos míticos. Para o ano, seja onde for, há mais."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!