Últimas indefectivações

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Cristiano Ronaldo

"Ronaldo deu uma entrevista exclusiva ao France Football, afirmou que é preciso ser esperto para durar tanto tempo como jogador, mas eu acrescento que é preciso ser muito inteligente para saber gerir a sua imagem. É o seu caso, que dá uma entrevista na altura certa, em que estará em jogo a Bola de Ouro do France Football. Não falou da sua nomeação e possibilidade de vencer, mas está implícito. Já foi nomeado para este troféu dezasseis vezes. É obra!
O vencedor do troféu FIFA The Best 2019 foi Messi, pela sexta vez, Ronaldo cinco vezes. Este prémio é distinto da Bola de Ouro entregue pela revista Francesa France Football.
Agora em Dezembro é a Bola de Ouro, mas em princípio serão os mesmos tendo em conta a lista de finalistas, entre eles, Messi, Ronaldo e Virgil van Dijk.
Da entrevista salienta-se a forma como Ronaldo se prepara para se manter ao mais alto nível, a caminho de fazer 35 anos. A preocupação em dosear o esforço quando afirma que se fosse ele a decidir só jogava pela Selecção Nacional e na Liga dos Campeões.
Ronaldo será no futuro um Roger Federer que com 38 anos ainda consegue vencer torneios, recentemente venceu o ATP de Basileia e, logo de seguida, pediu escusa para não ir a Paris para estar em forma e fresco no ATP Finals, em que estarão presentes os 8 melhores tenistas da temporada.
Não deixou de falar de Messi, muito do Ronaldo que é e conseguiu deve-se à rivalidade com Messi e vice-versa.
Ronaldo é inteligente e sabe que tem que dosear o seu esforço, quem lhe meteu isso na cabeça foi Zidane, ele tem aproveitado essa excelente ideia. É impressionante o que consegue fazer com quase 35 anos e numa equipa aparentemente desconhecida para ele. A capacidade de se reinventar e adaptar a algumas carências que vai tendo com a idade, falta de explosão, mas ganhou em remates potentes com os dois pés, tem perdido capacidade de marcar golos de livre, mas cada vez mais, faz assistências e liberta espaços para os seus companheiros com os seus movimentos.
Eu tenho uma enorme admiração por desportistas que se conseguem manter no topo tanto tempo, independentemente da sua idade. Tiger Woods com quase 44 anos, recentemente, venceu um torneio de golfe, Chris Froome a caminho dos 35 anos, depois de um acidente gravíssimo, pensa em vencer um novo Tour, Rossi com 40 anos, vai alterar a sua forma de travar, para tentar ser mais rápido.
A medicina desportiva tem ajudado a prolongar a vida desportiva de uma atleta, mas também, a sua mente e forma de estar na vida com regras.
Não sou um especialista versado em futebol, analiso e reflicto, assim como de outros desportos, Ronaldo defronta e rivaliza com jogadores muito mais novos, mas penso que Ronaldo sabe o que é jogar com a sua idade e o que isso representa, por vezes, joga no limite o que é extraordinário.
Depois há o lado do lucro e ele como ninguém sabe multiplicá-lo. Li há tempos no Record, no Instagram Ronaldo por cada post ganha 870 mil euros e ao ano ganha muito mais em publicidade do que pelo seu salário.
Ronaldo é um grande jogador de futebol, mas para além disso, é uma multinacional de imagem que ele sabe gerir como ninguém.
Daí achar que enquanto der não se vai embora."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!