Últimas indefectivações

sábado, 30 de março de 2019

Sabe quem é? Não, não é o Cosme... - Marcolino Bragança

"Sobretudo por causa do que ele fez é que hoje há Benfica; O que levou os dissidentes para o Sporting? Um medo!

1. Sim, fala-se muito do Cosme Damião (e um bocadinho menos do Félix Bermudes), mas sem ele, sem aquele seu (muito esquecido) grito de resistência ao ataque de José Alvalade talvez não houvesse o SLB. (O pai era um nobre de Macedo de Cavaleiros: D. António Fortunato Pinto de Meireles. Engenheiro agrónomo, «qual de amor» atirou-se para São Tomé, dedicou-se a roça na ilha, descobriu nova paixão: rapariga de sangue negro). Ao tornar-se jogador do Sport Lisboa, havendo já lá os irmãos Meireles, era com o Bragança da mãe que o tratavam.
2. Nascera por 1891, para Lisboa viera aos 16 anos - fazer o liceu. Não tardou oferecer-se ao Sport Lisboa - e logo o puseram nas segundas categorias. Tanto era «back» esquerdo como «meia-defesa» (que era como se chamavam aos médio-centro).
3. Em Março de 1969, Rebelo Carvalheira, correspondente de A Bola em Angola, encontrou-o num hospital de Luanda a tratar-se de um atropelamento - lá contou: «Tenho vaidade de o dizer: sou dos principais culpados em que o clube não tivesse soçobrado na crise por que passou em 1907. Todas as noites me reunia à mesa do café com Cosme Damião para estudarmos a maneira de salvarmos o Sport Lisboa. Mas isso só foi possível com a ajuda de Félix Bermudes, a quem eu e o Cosme fomos procurar no seu escritório na Avenida da Liberdade. Logo se colocou incondicionalmente a nosso lado. Ainda estou a vê-lo, todo nervoso, a dizer: De quanto precisais, meus rapazes?».
4. A «crise» de que falava, causou-a José de Alvalade, desafiando para o Sporting os melhores jogadores do Sport Lisboa. E não deixou de largar a Rebelo Carvalheira revelação bem mais surpreendente: «Ao contrário do que muita gente tem dito, os nossos jogadores não abalaram para o Sporting só por falta de campo. O Sport Lisboa tinha ganho ao Carcavelinhos por 2-1. Foi vitória de extraordinária retumbância e autêntico escândalo para os «mestres ingleses» essa derrota. E, com medo do jogo de desforra, alguns dos nossos melhores jogadores aproveitaram a ocasião e fugiram para o Lumiar...»
5. Bermudes deu o maior quinhão - e com os 27 mil réis duma subscrição o Sport Lisboa pôde inscrever-se no Campeonato de Lisboa, passando a segunda categoria à primeira: «Já toda a gente estava a pensar que o clube tinha acabado quando o Cosme, o Bermudes, e eu aparecemos no Clube Naval, no Chiado, para inscrevermos o Sport Lisboa. Houve risos de escárnio, do Couto, um dos que tinham ido para o Sporting, ainda ouvi: «É uma pena insistirem. Acabavam com chave de ouro e assim vai ser uma tristeza, a gente não lhe faz a coisa por menos de 15». (O resto é o que se sabe - como falhou no prognóstico, o António Couto, arquitecto da estátua do Marquês, que Francisco dos Santos, outros dos dissidentes, haveria de esculpir...)
6. Ainda esteve na origem do Sport Lisboa e Benfica - e, terminado o liceu, voltou a São Tomé. Dedicou-se, tal como o pai, à agricultura. Depois, aventurou-se a Angola, criou fazenda de onde saíam as «melhores laranjas de África» - as laranjas do Lage que até passam por uma canção do Sérgio Godinho. Futebol, só deixou de o jogar aos 45 anos: «Comecei a não ter tempo de ir aos treinos, um dia, vi a bola a passar-me à frente e eu a não ter forças para lhe chegar. Tive vergonha e não voltei mais ao campo...»
7. O que não deixou, nunca foi outro hábito: o xadrez, onde um dos filhos era campeão: «Anos a fio, fazia jogos com o Félix Bermudes pelo correio». Após a conquista da Taça Latina, o Benfica andou por Angola, foi vê-lo jogar, discreto na bancada, sem se atrever a dizer quem era: «Tive receio que não acreditassem que eu fosse o homem que não os deixara morrer - e o Félix deixou-me encantado».
8. Ainda no hospital, largara em murmúrio ao Rebelo Carvalheira: «Este desastre, bem como ter de deixar o mato por medo de terrorismo, impediu-me de juntar uns dinheiros para ir a Lisboa ver o Benfica, ver o Eusébio, de quem oiço maravilhas». Poucos meses depois, foi o Benfica a Luanda - e, tendo lido o que lera, em A Bola, Borges Coutinho chamou-o a passar uma tarde com a equipa, a conhecer o Eusébio e o Coluna. (Morreu em Abril de 1971 - pouco depois de fazer 80 anos)."

António Simões, in A Bola

2 comentários:

  1. Interessantíssimo! E assim se fez o maior clube do mundo.
    Os ladrões continuam em Alvalade. Os benfiquistos que fugiram, agora chamam-lhes "talibans".
    O Karma irá fazer-lhes o mesmo que eles andam a tentar fazer ao SLB.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!