Últimas indefectivações

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Genética v. Ambiente: onde investir?

"O percurso para o sucesso desportivo não é igual em todos atletas. Investigação recente demonstra que a excelência é um produto da interacção entre genes e meio ambiente, podendo existir diferentes caminhos para alcançar o mesmo nível de performance. Assim, o meio cultural é um dos factores que influencia o desenvolvimento físico, motor e mental de um atleta. Por exemplo, um dos pontos comuns dos jogadores brasileiros e o facto de terem praticado futebol na rua desde a infância e, com isso, enfrentarem diferentes condições físicas de jogo, gerando várias situações que conduziam a diferentes respostas e a aprendizagem de novas habilidades motoras. E que factores podem explicar estes fenómenos? Serão factores económico-financeiros? Costumes e hábitos que passaram de geração em geração? Influencia do ambiente familiar sobre os filhos?
Fábio Coentrão e Cristiano Ronaldo nasceram num meio humilde e pobre e transformaram-se em jogadores de elite. Também no atletismo os irmãos Castro têm percursos semelhantes: são provenientes de uma família humilde de agricultores, tornaram-se em atletas de topo no Sporting Clube de Portugal, estando praticamente equiparados nas características físicas e no número de títulos. Coloca-se então a questão qual da componente, genética ou social, teve mais ou menos participação no resultado da performance do atleta?
Relativamente à genética, estudos que compararam atletas de diferentes etnias (europeus v japoneses), demonstram que as diferenças nas estruturas musculares das pernas podem explicar a aptidão natural para as corridas de fundo. Neste caso, os genes podem ter maior responsabilidade relativamente na produção de gestos físico-motores de elevada qualidade.
No entanto, a hipótese contrária também será questionável? Será que as condições do envolvimento poderão ter repercussões no património genético de cada individuo? Proporcionar diferentes contextos de prática, poderá ser uma estratégia no que diz respeito ao processo de aprendizagem, que pode, inclusive, conduzir a` perícia através do “repetir sem repetição”, fazendo parte de um estilo de vida e não de uma imposição de um determinado comportamento. Esta expressão, conjugada com outras condições, poderá ser a chave para o triunfo a vários níveis, quer em termos de saúde e desportivos como familiar e profissional."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!