Últimas indefectivações

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Benfiquistas a bordo

"Em dia de jogo na outra margem, a massa associativa 'encarnada' atravessou o Tejo e colaborou na construção do Novo Parque de Jogos.

Na época 1956/57, o Benfica conquistou o seu nono Campeonato Nacional. Entre o início e o fim da competição, vários foram os episódios que ficaram para a história. A viagem ao Barreiro no dia 14 de Outubro de 1956 foi um deles.
Nesse domingo, ao inicio da tarde, o Benfica atravessou o rio Tejo rumo à 'cidade industrial' para disputar a 5.ª jornada frente ao Grupo Desportivo da Companhia União Fabril (CUF) do Barreiro. Consigo levou uma 'dedicada falange de apoio'.
A Comissão Central organizou dois 'barcos especiais ao Barreiro' que transportaram os sócios e simpatizantes do 'Glorioso' entre o Cais do Sodré, em Lisboa, e o cais da CUF, no Barreiro. Em ambos, aos cinco escudos do bilhete de ida e volta, acrescia uma 'sobretaxa de 2$50 a favor do Fundo da Construção do Novo Parque de Jogos'. Uma vez mais, a massa associativa acedeu à iniciativa do Clube e '«gente» benfiquista não faltou no Barreiro'.
Na outra margem, o jogo teve início às 15h, no campo D. Manuel de Melo - emprestado pelo FC Barreirense ao clube seu conterrâneo 'enquanto arrelva o seu estádio de Santa Barbara' - e contou com casa cheia. Milhares de benfiquistas ali se deslocaram para 'acompanhar o seu clube, dando o seu contributo para mais um grandioso espectáculo desta festa que é o futebol!'.
Vencer o desafio não foi tarefa fácil para os 'encarnados'. A CUF marcou ao minuto um, o campo era uma piscina de lama, Águas e Palmeiro lesionaram-se e Coluna foi expulso. No entanto, 'a garra, o brio, a vontade benfiquista' foram mais fortes que os obstáculos e os 'encarnados' venceram por 3-2. 'Acabado o jogo, o Benfica, apesar de tudo, continuava à cabeça do campeonato'. Na viagem de regresso a Lisboa, os passageiros dos 'barcos especiais' abanaram as suas bandeiras com entusiasmo redobrado. E terão sido inúmeros os 'Viva o Benfica!' que se ouviram no Tejo.
Roland Oliveira captou a falange benfiquista num desses 'barcos especiais' a caminho do Barreiro. A fotografia foi publicada na edição de 18 de Outubro do jornal O Benfica. Na legenda lia-se: 'Bandeiras ao lato, a «frota» do Benfica caminha à «conquista» do Barreiro... e dos dois pontos'. Conseguiu.
Pode ver esta e outras fotografias na exposição Roland Oliveira, em exibição na Rua Jardim do Regedor, em Lisboa."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!