Últimas indefectivações

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Setenta e três anos

"Mal se tinha se fixado e desenvolvia ainda no século XVI, a primeira tecnologia da imprensa, a sociedade dos homens já generalizava esse novo conceito de escrever e publicar para outros lerem, tomarem conhecimento e conservarem as notícias, os dados e as opiniões. Como se dessa maneira pudessem prender a si a efemeridade dos dias... Hoje sabemos que esse esforço primacial de expansão e partilha do conhecimento e do pensamento individual, constituiu a génese e a matriz de tudo o resto com que, centenas de anos mais tarde, até os tempos viriam a captar os próprios homens.
Os jornais nunca mais deixariam de corresponder a esse generoso impulso da partilha da informação que cinco séculos depois assumiria tantas e tão surpreendentes declinações que hoje estão diante de nós, em cada um dos nossos mais comuns momentos de vida. Assim foi também com o nosso jornal O BENFICA que há setenta e três anos, começou por representar a primeira sede para a compilação dos factos, do registo das personagens e da síntese das circunstâncias que à medida dos tempos, foram acrescentando os marcos da história centenária do SPORT LISBOA E BENFICA.
A esse formato original criado pela mão de nobres Benfiquistas dirigidos por José Magalhães Godinho - um notável consócio e cidadão, a cuja memória e glorioso exemplo me orgulho de prestar esta simples homenagem - puderam outros muito ilustres companheiros dar constante sequência, ao longo das décadas, por forma a que nestas páginas sempre se honrassem os critérios da verdade e do rigor.
O jornalismo que dedicadamente cumprimos ao longo dos setenta e três anos da história d'O BENFICA produziu frutos porventura inimagináveis no início. Hoje, felizmente não estamos sós nesta notável galáxia de Comunicação vermelha em que, com os nossos irmãos mais novos - o site e as plataformas interactivas e a BTV - todos contribuímos nos nossos diversos campos de acção e com as mais adequadas ferramentas e linguagens próprias, para levar sempre e cada vez mais longe uma ideia eterna e única, tão agregadora e universal como nenhuma outra pode ser:
E PLURIBUS UNUM."

José Nuno Martins, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!