Últimas indefectivações

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Pingue-pongue futebolístico na Taça Associação

"Um desafio de nervos que terminou com um magnífico gesto de desportivismo entre Benfica e o Casa Pia.

Num agradável dia de Outono, a 6 de Novembro de 1921, disputou-se a final da Taça Associação, um torneio instituído pela Associação de Futebol de Lisboa (AFL) que inaugurava a época de futebol. Os prognósticos abundavam e o desafio era aguardado com bastante ansiedade.
Muito antes da hora, já o Campo Grande estava circundado por um grande número de espectadores, ansiosos por arranjarem um lugar onde pudessem ver bem o desafio. Eram cerca de seis mil pessoas e não havia um único lugar vago!
O encontro foi renhido, pautado por grande rapidez e energia, tanto por parte do Benfica como do Casa Pia. Quando o Benfica abriu o marcador, iniciou-se um verdadeiro pingue-pongue de golos entre as duas equipas: assim que uma marcava, a equipa adversária fazia golo em seguida. Este duelo de contra-ataques entusiasmou bastante a assistência, habituada a uma certa carência de golos em jogos entre grandes equipas. Depois do Benfica empatar ao marcar o terceiro golo já mesmo perto do final do tempo, um senhor na assistência, cheio de entusiasmo, rasgou o chapéu e disse: 'Isto hoje só acaba quando já não vir a bola'.
O tempo regulamentar terminou com o empate e, depois de um pequeno descanso, houve 30 minutos de jogo. Apesar dos jogadores estarem esgotados, o domínio pertenceu ao Benfica, que conseguiu o quarto golo, fixando o marcador em 4-3.
No final, o público eufórico invadiu o campo para felicitar os Benfiquistas, levando em triunfo o capitão Vítor Gonçalves até ao camarote da AFL, onde se fez a entrega da Taça.
Cândido de Oliveira, capitão do Casa Pia, num nobre gesto de fair play, abraçou Vítor Gonçalves e ambos soltaram vivas ao Benfica e ao Casa Pia, correspondidos pela assistência: 'Viva o Benfica! Viva o Casa Pia!'.
Este magnífico troféu encontra-se exposto na área 8. Outras conquistas do Museu Benfica - Cosme Damião."

Ana Filipa Simões, in O Benfica

1 comentário:

  1. Um abraço póstumo para o pai do "Companheiro Vasco", e um beijo de parabéns para a Ana Filipa Simões!

    Diamantino Cunha

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!