Últimas indefectivações

domingo, 17 de junho de 2012

Prova cabal

"Num mesmo fim-de-semana, disputaram-se nos Pavilhões da Luz três importantíssimas partidas que poderiam decidir títulos nacionais de Futsal e Hóquei em Patins. Do outro lado estavam os principais rivais do nosso clube, Sporting e FC Porto. Num dos casos (o Futsal), até marcaram presença as claques adversárias. Em três partidas, o Benfica ganhou uma, empatou a segunda, e perdeu a terceira, fazendo, pois, todos os resultados possíveis em competições desportivas. Problemas de violência: zero!
Ainda há pouco tempo tivemos e exemplo precisamente contrário, num palco onde não se sabe ganhar, nem se sabe perder. Por muito que tentem meter toda a farinha no mesmo saco, a verdade é que, quer no nosso Estádio, quer nos nossos Pavilhões, não me recordo de qualquer episódio violento na última década, excepto os protagonizadas precisamente pelas claques rivais - petardos lançados pelos Super Dragões para cima de pessoas com crianças ao colo num Benfica - FC Porto de 2007, e incêndio das bancadas por parte da Juve Leo há poucos meses atrás.
Obviamente, nem todos os seis milhões de benfiquistas serão anjos de asas e coroas. Ocorreram, fora dos estádios, fora dos pavilhões, episódios reprováveis que atribuíram (bem ou mal) às nossas claques, e que constantemente nos são atirados para cima, como se fossem comparáveis (em visibilidade, em proximidade, em adesão, em método, em imputabilidade) àquilo que vimos no Dragão Caixa.
O que já disse aqui noutras ocasiões, e reitero, é que parece claro existir noutro clube um modus operandi de violência e intimidação orquestrada, metódica e organizada, que não consigo identificar no Benfica - onde os casos a lamentar são anárquicos e individualizados. Este fim-de-semana tivemos mais uma prova dessa diferença, coisa que muito me orgulha enquanto benfiquista.
É verdade que a acção das forças policiais em Lisboa e no Porto parece, também ela, pautar-se por critérios diferentes. Mas há uma diferença de comportamentos, que não devemos ter medo de destacar."

Luís Fialho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!