Últimas indefectivações

sábado, 23 de outubro de 2021

Que futebol é este?


"No passado fim de semana fomos brindados com mais uma página triste do futebol português. Num jogo do campeonato distrital entre Olímpico do Montijo e a equipa B do Vitória FC, houve cenas de pancadaria e de tiros para o ar em pleno relvado.
Não me interessa quem começou, quem tem razão, se houve excesso policial ou não. Nenhum dos intervenientes tem desculpa. Nenhum,
O simples facto de um jogo de futebol, seja dos Distritais ou da Champions, poder originar uma batalha campal com intervenção policial é o que está errado. Futebol não é isto, desporto ainda menos.
Nas horas que se seguiram a este muito lamentável acontecimento, houve declarações para todos os gostos, apontar de dedos, lágrimas de crocodilo quanto bastem. E acções? Poucas, a não ser aberturas de inquérito e frases de circunstância. Havia que actuar de imediato, não deixar dúvidas, suspender os intervenientes. Todos. Não será com sanções pecuniárias ou joguinhos de castigo que a situação muda. Os últimos anos provaram-no. Castigos desportivos imediatos, sumarissimos, chame-se o que se quiser - só assim a coisa vai.
Nos últimos anos são vários os acontecimentos do género, com espancamento de árbitros, agressões entre jogadores, pancadaria nas bancadas, violência entre claques, feridos graves, mortes. Não chega já disto? Assim não é desporto, é só mais uma ramificação do que corre mal na sociedade. E não me acenem com o cartão de adepto, outro placebo para uma doença que se espalhou pelo corpo todo. O que isto precisa é de medidas sérias."

Ricardo Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!