Últimas indefectivações

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Obrigado, capitão Valter Neves!


"Histórico hoquista termina a carreira e terá novas funções.

O Sport Lisboa e Benfica anuncia que a ligação de Valter Neves ao Clube, como atleta, chega ao fim, após 17 épocas em que se assumiu como exemplo inexcedível, tanto dentro como fora das pistas.
O até agora carismático capitão da equipa de hóquei em patins vai deixar saudades, mas este é o momento que escolheu para colocar ponto final numa longa e bem-sucedida carreira desportiva. Será também a hora para assumir um novo desafio profissional, aceitando o convite da Direção do Clube para continuar ligado à secção da modalidade, mais concretamente no papel de team manager da equipa sénior.
Valter Neves começou a jogar hóquei em patins aos 6 anos, no Alverca, clube que representou durante 7 épocas, antes de rumar ao Paço de Arcos, onde ficou oito temporadas.
Ingressou no SL Benfica, em 2004, e ficará, indubitavelmente, ligado à história do hóquei em patins do Glorioso, por tudo o que conseguiu ajudar a conquistar, tanto a nível nacional como internacional. Sem dúvida, um percurso ímpar ao conseguir um registo que não está ao alcance de muitos praticantes da modalidade.
Foram 680 jogos e 319 golos oficiais ao longo de 17 épocas a defender exemplarmente as cores do Sport Lisboa e Benfica, 13 das quais no papel de capitão de equipa, a personificar a mística em campo.
Conquistou 17 troféus desde que chegou Luz, sendo que a Liga Europeia de 2012/13 acaba por ser um marco extremamente importante para o Clube, uma vez que foi a primeira da história do Benfica, além de ter colocado um ponto final num jejum de 22 anos de uma equipa portuguesa a vencer a competição mais prestigiada da Europa.
Em 2015/16, voltou a celebrar uma conquista europeia ao erguer a Liga Europeia na Luz, perante um Pavilhão Fidelidade lotado de sócios e adeptos benfiquistas.
No trajeto vitorioso, Valter Neves ajudou ainda a vencer 3 Campeonatos Nacionais, 3 Taças de Portugal, 2 Supertaças, 3 Taças Continentais, 2 Taças Intercontinentais, 1 Taça CERS e 1 Taça 1947 que consagram a sua carreira como uma das mais tituladas da história e o colocam numa galeria ímpar. Valter Neves é hoje uma figura de referência para os jovens praticantes da modalidade em Portugal, cuja camisola representou por 134 ocasiões e marcou 74 golos em todos os escalões.
A despedida das pistas acontece numa época que foi marcada por um contexto de pandemia, mas que, ainda assim, permitiu a conquista de um troféu, a primeira edição da Taça 1947. O capitão liderou uma equipa que vinha de uma recuperação de diversos casos de COVID-19, mostrando sempre espírito competitivo e resiliente no dignificar da camisola do Sport Lisboa e Benfica.
A evolução da pandemia não permitiu a presença de público nas competições, mas há sinais de esperança para um futuro próximo, com o processo de vacinação que está a decorrer no nosso país.
Por toda esta conjuntura, a Direção do SL Benfica mantém a firme intenção de homenagear oportunamente o histórico Valter Neves junto daqueles que o viram jogar, aplaudiram e acarinharam em inúmeras jornadas à Benfica.
Foram 32 anos como atleta e que merecem ser alvo de um tributo especial, em particular por parte dos benfiquistas. Valter Neves é e será um símbolo da história de uma modalidade que é centenária no nosso Clube."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!