Últimas indefectivações

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Semanada...

"1. Anos de má gestão desportiva complicam contratações. Até agora a situação financeira estará dentro de controlo caso o clube não falhe o acesso à Champions League. Mas a partir do momento que Cavani assinar (e se assinar), os números começam a fazer mossa na saúde financeira do clube. E começam a fazer mossa porque é o resultado do acumular de anos de má gestão desportiva. Anos em que se renovaram contratos a jogadores duas vezes num espaço de 12 meses ou que se renovaram contratos a jogadores que ainda estavam no primeiro/segundo ano de contrato só porque foram Campeões. Agora, esses jogadores estão a receber salários de titular mas se calhar vão passar a maior parte do tempo na bancada ou no banco. E isso complica contratações porque não há espaço na folha salarial do Benfica para se contratar titulares, pagar-lhes como titulares, sem entrar numa situação financeiramente arriscada.
2. Como é que se paga a um Cavani. Se olharem para o plantel do Bayern Munique, reparam que a partir do 17º-18º jogador, eles só têm miúdos. E só têm miúdos porque na generalidade das equipas, a partir do 17º-18º jogador, os minutos não abundam. Assim, poupam nos salários dos jogadores que dão profundidade ao plantel e adquirem jogadores com grande margem de progessão e altamente motivados para treinar com os craques da equipa principal. Desta maneira, o Bayern é capaz de segurar as suas maiores pérolas, pagando-lhes salários avultados e evitando que um outro Gigante com maiores posses que o Bayern vá lá pescar os principais jogadores. Ao mesmo tempo, arrisca-se sempre a ter um reforço surpresa, como é o caso de Alphonso Davies que assumiu o lugar de lateral esquerdo na equipa. O Benfica tem uma grande formação. Melhor até que a do Bayern e por larga distância. Mas de alguma maneira, parece que prefere pagar a jogadores como Samaris, André Almeida, Gabriel, Chiquinho, Cervi, Zivkovic, etc, em vez de poupar nesses contratos e apostar em jogadores mais jovens, mais baratos e que para dar profundidade chegam e sobram. Depois, claro, é mais difícil pagar a um Cavani. 
3. Saídas Precisam-se. Os primeiros rumores de saídas começam a sair. Fala-se de Zlobin e Nuno Tavares para o Famalicão. A saída de Nuno Tavares implicaria mais investimento na posição de lateral esquerdo. Fala-se também que Samaris, Cervi e Dyego Sousa vão sair. Cervi para já é apontado a Espanha. E ainda se fala num possível empréstimo de Jota e David Tavares a uma equipa do Championship e de Tomás Tavares para Itália. Vão também aparecendo rumores de que Carlos Vinicius poderá ser vendido se o Benfica contratar um ponta de lança. Amanhã (Sábado) teremos o primeiro jogo de pré-época com o Estoril e será possível perceber melhor como está a situação de cada jogador. 
4. Youth League. A nossa equipa S19 está na Suíça a disputar a Final Eight da Youth League e para já as indicações são muito boas. Contra o Dinamo Zagreb - que ficou à frente do ManCity e Shakthar no seu grupo e eliminou Bayern e Dinamo Kiev até aqui - não entrámos muito bem, começámos por estar a perder 0-1, mas rapidamente a situação se enverteu. Acabámos por dominar o encontro. Seguem-se as meias-finais contra o Ajax e, se ganharmos, a final contra o vencedor do jogo Real Madrid - RedBull Salzburg. O Ajax aparece nesta prova com algumas baixas, visto que os melhores jogadores estão na pré-época com a equipa principal. Até chegar aqui, o Ajax ganhou um grupo com Lille, Chelsea e Valencia, e eliminou Atlético e Midtjylland. À primeira vista, com base nos jogos dos quartos-de-final, diria que Benfica e Salzburg têm as melhores equipas. Agora é comprová-lo em campo. Mas uma coisa é certa, este rapazes vão fazer uma desfeita a quem no Benfica achar que não se deve apostar na formação.
5. Relvado da Luz. O Relvado da Luz já aparenta ter alguns sinais de desgaste dos jogos da Champions League. Sou sempre a favor que o Benfica rentabilize as suas infraestruturas durante o período em que não há jogos, mas espero que desta vez se prepare melhor uma eventual substituição do relvado.
6. Sevilla. Caso o Benfica se qualifique para a Fase de Grupos da Champions League 20-21, vamos terminar no Pote 2 ou no Pote 3. Tudo depende de quem ganha a Liga Europa. O Sevilla tem melhor ranking UEFA do que nós. O Inter tem pior. Quem ganhar a Liga Europa entre eles salta de imediato para o Pote 1. Se o Sevilla perder, fica com a última vaga do Pote 2 e nós cairíamos para o Pote 3. Se o Inter perder fica com uma vaga do Pote 3, o Sevilla com a vaga do Pote 1 e nós ficaríamos com a última vaga do Pote 2 (caso nos apurarmos para a Fase de Grupos). Como tal, é do interesse do Benfica que o Sevilla ganhe a Liga Europa. Eu sei. Também não gosto.
7. Jordi Adroher. O fim da novela foi finalmente anunciado. Jordi Adroher saiu do Benfica e vai jogar para o Liceo Coruña. A novela, se não se recordam, foi a sucessão de avanços e recuos na vontade do Benfica continuar com o Jordi. O Jordi anda há dois anos a perder rendimento. A saída deveria ter sido natural. O Benfica demorou imenso tempo a avisar Jordi que não contava com ele, o que não lhe deu muito tempo para arranjar um clube que lhe pagasse o que ele recebia no Benfica. Vai para um clube com um projecto de Hóquei muito interessante. Desejo-lhe as maiores felicidades. Estou muito curioso para ver a nossa equipa de Hóquei deste ano. É das melhores equipas que tivemos nos últimos anos."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!