Últimas indefectivações

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Renascer das cinzas

"Os 'encarnados' foram os primeiros a prestar auxílio à Associação Desportiva Ovarense, num bonito gesto de solidariedade

18 de Maio de 1950, o relógio marcava 02:30 da madrugada e a pacata vila de Ovar acordava alarmada. Um violento incêndio deflagrava na estreita Rua Cândido dos Reis, num prédio de dois andares. No rés do chão, quatro estabelecimentos comerciais ficaram danificados e no 1.º andar, onde estava a sede da Associação Desportiva Ovarense, tudo ficou brutalmente reduzido a cinzas. Num par de horas ardeu 'todo o relicário desportivo de 20 anos de clube', inclusive a taça do Campeonato Nacional da III Divisão, única no distrito, 'ganha com tanta lisura e fadiga' 15 dias antes da tragédia. Rapidamente o clube vareiro recebeu, de várias agremiações desportivas, provas de amizade e simpatia, mas o primeiro a dar expressão prática aos desejos de auxílio foi o Benfica.
No regresso de Braga, onde foi convidada a fazer parte do festival de inauguração do Estádio 28 de Maio, a equipa principal do Benfica efectuou, por iniciativa própria, um jogo com a equipa de Ovar cujas receitas reverteram, na íntegra, para a reconstrução da sede daquele clube. Num dia fizeram parte de um espectáculo grandioso, assistido por altas individualidades do país em todos os sectores de actividade e, no dia seguinte, imbuídos dos valores de fraternidade, solidariedade e humildade, partiram em auxílio de uma agremiação reduzida a cinzas. É, também, isto que define o Benfica.
As ruas encheram-se para receber os campeões nacionais. Havia bandeiras, bandas filarmónicas, vivas, palmas..., uma festa. Não só tinha chegado o Benfica, mas, mais importante, aquele era o primeiro acto de auxílio prestado ao clube da terra. O campo Francisco Marques da Silva estava lotado e o jogo entre os 'encarnados', formados por uma equipa mista de honra e reservas, e o clube vareiro decorreu em atmosfera de entusiasmo. O gesto altruísta do Benfica ficou perpetuado numa placa de mármore à entrada do campo.
Para casa trouxeram a Taça Solidariedade, oferecida pelos benfiquistas de Ovar, e uma salva de prata, oferecida pela direcção da Associação. Quatro anos depois, convidaram o Benfica para a inauguração do novo parque de jogos da Ovarense, prova da estreita relação de amizade que os dois clubes mantiveram.
Pode saber que outros troféus resultaram de causas de solidariedade e amizade entre o Benfica e outros clubes da área 8 - Outras Conquistas, no Museu Benfica - Cosme Damião."

Marisa Furtado, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!