Últimas indefectivações

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Cadomblé do Vata (10...!!!)

"Pelé, Eusébio e Maradona. A realeza do futebol fez do número 10 uma instituição na modalidade. O burguês de fato e gravata com nó de Windsor, de pé macio e pedicura cuidada, que acariciava a redondinha como se de uma amante se tratasse, no meio dos operários de fato e macaco, pele enegrecida pela fuligem da mina e bota cardada que "aquadradava" o esférico de couro bovino. Vestir a 10 mágica era de uma nobreza tal, que até o mago Johann Cruyijf preferiu a 14.
Diz a tradição que Benfica é o clube do povo, da massa laboral, que luta estoicamente contra o clube fundado com o dinheirinho do avôzinho, que ao Glorioso foi buscar quase duas mãos cheias de traidores, enamorados por banhos de água quente e roupa lavada para a segunda parte. Como clube que honra a História e Tradição, a menos que surja uma surpresa de última hora, ou que o central contratado por 6 ou 7 milhões de biscas às reservas do São Paulo (e aqui se vê como somos um clube Gigante, os nossos Bês sem jogos na equipa principal saem por 15 milhões de moedas de 1 euro) assuma a camisola, o Glorioso presta-se a iniciar a temporada 19/20 sem número 10 atribuído, num claro sinal de que nesta equipa não há caciques nem mordomias, é tudo gente de picareta e calos nas mãos.
Não sou grande génio das pesquisas (ou do que quer que seja, na realidade), mas do que consultei, será apenas a segunda vez que tal fenómeno atinge o SLBenfica e o histórico da primeira passagem do Furacão Sem 10, é deveras preocupante. Foi em 98/99 sob o comando de Graeme Souness, o proletário conhecido por "Champagne Charlie" e o erro foi corrigido em Janeiro com... Dean Saunders, o avançado sem pescoço que era todo ele, um erro sem correcção e cujas últimas notícias indicam que está confinado a uma pequena área, sob forte marcação de grades e agentes da autoridade.
Iniciar uma época sem 10 pode ser afinal, uma manobra estratégica do ponto de vista táctico-técnico. Um treinador que prepare jogos contra nós vai passar 1 semana à procura do craque diferenciado, o 10 mágico, o Coluna, o Eusébio, o Chalana, o Valdo, o Rui Costa, o Sanchez, o Saunders, o Chano, o Sabry, o Zahovic, o Karagounis, o Aimar, o Djuricic, o Gaitan, o Jonas, para mais tarde descobrir da maneira mais difícil, quem é o Pizzi, o Rafa, o Raul de Tomas, o Taarabt ou o Seferovic. Pode-se é dar o caso de apanharmos um treinador rival mais perspicaz, que veja que verdadeiro 10 na nossa equipa é aquele projecto de craque que temos no lado esquerdo do centro defensivo."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!