Últimas indefectivações

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

O Lateral Direito

"A caminho do quarto jogo oficial, a zona do lateral direito ainda tem muitas incertezas e por esta altura já merece alguma reflexão pois o mercado fecha dentro de 9 dias. Há dois jogadores que fazem a posição de raíz no plantel, duas grandes promessas no Seixal a pelo menos um ano de distância de estarem prontos para dar o salto (na teoria) e tem sido Nuno Tavares a jogar lá. O que é que vai acontecer na posição de lateral direito?
1. André Almeida. Fez uma boa época o ano passado no Campeonato. A grande questão é ver se consegue fazer o mesmo na Liga dos Campeões. Não acho que seja pelo André Almeida que as coisas possam vir a correr mal. É um jogador sólido, versátil, comprometido com o clube e que encaixa bem no nosso modelo de jogo, onde os laterais são muito verticais. Faz sempre falta.
2. Tyronne Ebuehi. Há muita falta de paciência neste caso. O que é totalmente compreensível. Em mais de um ano no Benfica, o Ebuehi não tem um jogo completo, nem se chegou a estrear em jogos oficiais. Há quem diga que um clube que faz 200M em jogadores num verão, tem mais do que capacidade para ir buscar um lateral direito que ofereça garantias. Mas estranhamente (ou não) ou Ebuehi vai ficando. Pelo andar das notícias das últimas semanas vai mesmo continuar. Uma coisa é certa, as únicas pessoas que sabem o que ele realmente vale, é Bruno Lage e restante equipa técnica que o viram treinar. Mas se correr mal, vai-lhes cair tudo em cima.
3. Tomás Tavares e João Ferreira. Em teoria, um jogador só salta da equipa B para a equipa principal depois de fazer um volume significativo de jogos na Segunda Liga. Tanto o Tomás Tavares como o João Ferreira, ambos juniores de 2º ano, têm dois jogos na equipa B, que é manifestamente pouco. Nuno Tavares tinha 13, é um ano mais velho e fisicamente já tem uma estampa que nem um nem outro têm. Não os vejo a fazer muita coisa na equipa principal, a menos que o vendaval de lesões continue - que é na minha opinião a principal razão para estarem a treinar na equipa de Bruno Lage. No entanto, o facto de ambos para o ano puderem estar prontos a dar o salto, parece-me estar a pesar bastante na decisão de manter Ebuehi. É que André Almeida renovou, logo não faria sentido contratar outro lateral direito para competir pelo lugar no plantel com Ebuehi sendo que num espaço de um ou dois anos o Seixal poderia oferecer uma alternativa.
4. Nuno Tavares. Já vai com alguns jogos a lateral direito. Se contarmos com a pré-época, já foram seis. As exibições têm vindo em crescendo e contra o Paços de Ferreira foi, para mim, o melhor em campo. Mas depois ainda são visíveis algumas falhas naturais de quem não tem um pé direito assim tão desenvolvido, tanto a nível ofensivo, como a nível defensivo.
Quando se faz um plantel, não se pensa apenas no ano que corre, mas também no impacto que uma contratação pode ter a dois ou três anos. Acho que é isso que está a travar o Benfica de resolver esta questão de vez. No Seixal acreditam bastante no Tomás Tavares e/ou no João Ferreira. Para não lhes tapar o percurso natural de subir à equipa principal, não se contrata ninguém. Até porque André Almeida oferece algumas garantias como titular. Quanto a Ebuehi, ninguém fora do Seixal sabe bem. Mas para continuar, pelo menos garantias como suplente deve oferecer.
Por outro lado não deixo de compreender a frustração de quem vendeu a maior promessa do futebol mundial por 120M e a única contratação feita desde então foi um ponta de lança por 17M quando ele o ano passado tinha custado 4M - ou seja, um jogador claramente overpriced que ainda por cima tem ligações claras ao empresário responsável pela transferência de João Félix que já tinha recebido 12M. Se a grande aposta é o Seixal, não se pode deixar sair os melhores jogadores. Mesmo por propostas de 120M. Alguém tem dúvidas que se o Atlético quisesse vender o João Félix hoje não fazia mais de 120M? É um craque. E 120M foi uma pechincha. Não digo que devíamos ter ido buscar um lateral direito. Mas como é que é possível o Benfica estar no mercado por um guarda-redes há três meses tendo 120M em carteira há mês e meio?"

3 comentários:

  1. "Mas como é que é possível o Benfica estar no mercado por um guarda-redes há três meses tendo 120M em carteira há mês e meio?" e o Porto com evidentes problemas financeiros contratou um excelente guarda-redes por menos de 10 milhões. Como explicar a situação?, uma vez que Lage já disse querer um guarda-redes, obviamente que esta situação atesta uma enorme competência em LFV, e mesmo a aquisição do Vinicios, só espero que comece a marcar muitos golos.

    ResponderEliminar
  2. O porto comprou por menos de 10 milhões um Excelente guarda redes de 31 anos para ser titular indiscutível porque perdeu Casillas. O Benfica procura um guarda redes de qualidade para lutar pelo lugar com odysseas num mercado inflacionado porque como vocês toda a gente olha para os 120 milhões em carteira e querem um bocado do bolo. São propostas diferentes, em contextos diferentes e como tal não são comparáveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso. O Benfica não tem pressa em ir buscar um guarda redes e eu apoio isso a 100%. O que temos é melhor do que o Marquesinho.

      Lá por termos dinheiro não vamos agora armarmo-nos em novos ricos, como revelam muitos benfiquistas que comentam estes assuntos, sempre ansiosos para derreter o dinheiro que temos no banco. Se calhar é o que fazem quando recebem o salário mensal.

      Neste momento temos 3 guarda redes activos que nos dão garantias. Quando aparecer uma oportunidade de negócio de guarda redes, pelo valor e pela idade que mereça atenção, avança-se!!
      O Marquesinho já com 31 anos não é guarda nem exemplo para o Benfica.

      Há na formação guarda redes a crescer que irão tomar um lugar na 1ª equipa dentro de pouco tempo.

      Contratar jogadores não é o mesmo que fazem as fábricas de chouriços.

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!