Últimas indefectivações

terça-feira, 20 de março de 2018

D. Quixote e Sancho Pança

"Um jogo com o Real Madrid e uma curiosa lembrança.

O jogo com o Real Madrid, realizado a 8 de Dezembro de 1954, inserido nas comemorações da inauguração do Estádio da Luz, faz parte de um festival de três dias. Depois dos encontros com o FC Porto e com o Belenenses nos dias 1 e 5 de Dezembro respectivamente, foi o jogo com o Real Madrid que mais espectadores trouxe ao novo recinto desportivo da capital. O encontro 'despertou interesse compreensível e a venda de bilhetes esgotou a lotação do belo recinto desportivo (...)'.
A presença dos 'merengues' em Portugal permitiu o reatamento das relações desportivas luso-espanholas 'depois de um longo interregno'. Assim, com o Estádio da Luz 'quase a transbordar', deu-se início ao grande jogo. 'Os jogadores madrilenos foram os primeiros a sair do túnel para o rectângulo, trazendo com eles as bandeiras de Portugal e do Benfica. O público dispensou-lhes, acto contínuo, calorosa ovação, que se tornou ainda mais entusiástica quando apareceram os encarnados conduzindo igualmente duas bandeiras: a de Espanha e a do Real Madrid'.
A equipa do Real Madrid, com 52 anos de história, era campeã espanhola e um dos melhores clubes da Europa. Em face da sua actuação, 'o numeroso público (...), deixou-se invadir pelo entusiasmo, alegrando-se com a vivacidade e a vontade postas na luta pelos jogadores benfiquistas e sublinhando, desportivamente, com aplausos, o virtuosismo dos futebolistas do Real Madrid, entre as quais Di Stefano feriu as atenções com a sua verdadeira classe internacional'.
O jogo terminou com a vitória dos 'merengues' por 2-0, mas para o Benfica ficou a honra de ter na inauguração do seu Estádio uma das melhores equipas da Europa que trouxe consigo um dos melhores jogadores de todos os tempos: Di Stéfano.
Como recordação deste momento foi oferecida ao Benfica uma lembrança, 'um bronze artístico, com as figuras de D. Quixote e Sancho Pança', que pode ser apreciado na exposição temporária Jornal O Benfica - 75 anos de Missão, patente no Museu Benfica - Cosme Damião."

Marisa Manana, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!