Últimas indefectivações

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Benfica: o que não pode nunca acontecer é adiar três semanas (pelo menos) uma resposta

"Poucos sinais de retoma, enquanto os erros colectivos e individuais continuam.

O Benfica entrou com vontade, Jonas marcou um golaço e a equipa apagou-se.
Nada mudou, portanto.
Mais uma vez, sem chegar ao segundo golo, os encarnados foram perdendo, aos poucos, o controlo do encontro.
O empate adivinhava-se. A equipa deixou espaço nas costas para um cruzamento largo, entre a linha defensiva e Júlio César, e André Almeida não acompanhou. Um erro colectivo, mais um, entre muitos, esta temporada.
De novo empatado, o Benfica voltou a tremer, e não teve robustez para voltar a colocar-se na frente. Algo que também se repete.
Esteve bem o Marítimo, e muito bem Daniel Ramos, a apertar nos pontos fracos dos encarnados e a conseguir mais um resultado positivo. Faz sentido sublinhar que este Marítimo foi reconstruído no verão, e mantém a consistência do passado. É de treinador, claro!
Voltando ao Benfica, Pizzi, que no ano passado foi o melhor jogador da Liga, hoje é uma sombra de si próprio. O desgaste, sobretudo mental, e depois do desastre de Basileia, parece grande.
A defesa desconcentra-se, é lenta a reagir, e não tem qualidade para sair da pressão a partir de trás. As opções são Grimaldo ou... Grimaldo, e quando o espanhol não está por perto, resta André Almeida, Luisão, Jardel e Fejsa. É quase sempre o capitão quem atira para a frente – não vá Jardel arriscar um passe mais profundo com o pé esquerdo –, para o jogo directo. Além de ser talvez aquele que piores pés tem para fazê-lo, numa amostra já de si de fraca qualidade, já não há Mitroglou para segurar lá à frente, e ajudar a equipa a subir.
De todas as saídas, a de Nélson Semedo terá sido a que mais retirou à equipa, a defender, mas também muito a atacar. O Benfica só chega realmente à primeira fase de construção em Pizzi, ou quando Grimaldo e Cervi conseguem acertar uma ou outra jogada, o que aumenta dependência do seu médio mais criativo. Mais à frente, escasseiam as rotações e os movimentos de rotura sem bola, é tudo demasiado no-pé.
Salvio lutou e Cervi tentou. Não foi por falta de atitude, de luta, mas foi pouco. Faltou discernimento, critério e definição quando o Benfica quis resolver tudo nos duelos e nas segundas bolas, e foi perdendo intensidade com o tempo. Terá faltado Zivkovic e não Rafa – voltamos à parte da definição –, eventualmente Jonas até ao fim, além de Krovinovic.
Rui Vitória tem agora três semanas para reequilibrar o que não consegue desde Agosto – dizem-nos os resultados – e, honestamente, apenas terá estancando na reta final da primeira temporada na Luz. Poderá parecer duro para quem é bicampeão, mas faltará trabalho específico de campo em muitos momentos defensivos da equipa. Há muito a fazer, e até três longas semanas parecem curtas.
A atacar, há primeiro um trabalho psicológico a desenvolver, e depois talvez não seja descabido tentar coisas novas.
Rui Vitória não pode escudar-se mais nenhuma vez num «há-de passar». A resposta, ainda mais depois de um nulo no clássico, continua a tardar. Não poderia nunca ter ser adiada três semanas.

P.S. O Benfica desinvestiu, e a qualidade que tinha e já não tem em tanta quantidade deixou de conseguir camuflar os erros que a equipa muitas vezes comete. O desinvestimento foi introduzido pela direcção de Luís Filipe Vieira, e aceite por Rui Vitória, que, no entanto, não pode ser visto como único responsável pelos maus resultados. Nem sequer é o maior. «Ele é quem manda na equipa, e é com estes que vamos atacar o penta, porque temos equipa para lutar pelo título.» Foi dito há algumas horas pelo presidente encarnado, atirando toda a responsabilidade para cima do treinador.
A verdade é que, embora o técnico pudesse ter decidido melhor em alguns momentos (e poderia), nunca teve a matéria-prima com que contou o seu antecessor e que se tem reduzido de temporada para temporada. É verdade que Rui Vitória tem muito para tentar resolver e trabalhar, mas o grande abanão foi dado a partir do topo. Disso não podem restar dúvidas."

3 comentários:

  1. É óbvio que o presidente iria dizer isso.
    Não é a primeira vez que o faz nem será a última.
    Os sócios e adeptos devem pensar duas vezes sobre os elementos que estão incriminando porque uma sentença exige 100% de evidências e eu tenho para mim que o "crime" poderá ter a sua origem mais a leste.

    Pelo Benfica Sempre,

    Redheart

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Caros companheiros,

    Pensem um pouco.
    Um presidente que considera não lhe puderem ser assacadas as responsabilidades pelos resultadosmenos conseguidos da equipa de futebol baseia a sua estratégia de gestão em quê?

    Pense nisso...

    Pelo Benfica Sempre!

    Redheart

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!