Últimas indefectivações

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

O estádio de todos nós

"Sob o traço de João Simões, a dedicação dos benfiquistas desembocou no Estádio da Luz.

Em 1939, os dirigentes do Benfica, devido aos planos de urbanização de Lisboa, foram informados de que no ano seguinte teriam de abandonar o Campo das Amoreiras. O clube encarnado voltava, uma vez mais, a ficar sem casa própria e a ter de jogar em campos emprestados. Não agradava a um clube desta dimensão estar nessa situação.
Os intentos da construção de um novo estádio tornaram forma com a eleição de Joaquim Ferreira Bogalho, em 15 de Março de 1952. O presidente conseguiu estimular a participação dos adeptos, co inúmeras iniciativas, e 'todos deram o que estava nas suas possibilidades', ajustando das mais variadíssimas formas. A quadra pró-estádio vencedora ilustrava bem o sentimento que ia nos corações dos benfiquistas:
'Gritarei até ser mudo
Venderei tudo o que é meu
Inda que, no fim de tudo
Viva o Estádio e morra eu.'
Uma dessas participações foi de João Simões, arquitecto e antigo jogador de futebol do Clube, após ter sido desafiado por Joaquim Bogalho: 'Oh Simões, não é capaz de desenhar um estádio?'. Este aceitou imediatamente: 'O estádio do Benfica andava na minha ideia desde os meus tempos de estudante de arquitectura'. Não se conteve, fez todos os esforços que se podia para que a obra fosse fiel à magnificência do Clube. A fim de desenhar em sua casa um projecto desta dimensão, foi até necessário derrubar paredes, 'e todas as noites, depois do jantar, gatinhava por cima das mesas, ele e mais um desenhador que fazia os cálculos'. Não havia entrave que impedisse a ânsia do arquitecto de passar para o papel o recinto que durante muitos anos imaginara na sua cabeça. E assim, 'possuindo ideias definidas concretas e ajustadas às conveniências e às possibilidades do clube, quer em localização, quer em recursos financeiros, (...) pôde na continuidade do seu pensamento «traçar» o estádio do seu clube'.
As obras tiveram início em 14 de Junho de 1953. Volvido um ano e meio, fruto da união, sacrifício e esforço ímpares, na data prevista inicialmente, a 1 de Dezembro, o Estádio da Luz foi inaugurado, com capacidade para perto de 50 mil lugares. 'A grandeza do Benfica teve, através da obra do estádio, uma tradução que não se exagera reputando-a de comovedora'.
Pode ficar a conhecer mais sobre o antigo Estádio da Luz na área 17. Chão sagrado do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!